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Aula integrada reúne alunos de Educação Física e de Pedagogia-PARFOR

Atividade mobilizou alunas-docentes do 5º período PARFOR

28/05/2018 16h50 - última modificação 28/05/2018 17h00

Atividade mobilizou alunas-docentes do 5º período PARFOR

Atividade de integração reuniu alunos de Educação Física e do 5º período de Pedagogia-PARFOR (Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica) da Universidade Metodista de São Paulo no sábado de 19 de maio. Alunas de Pedagogia participaram de aulas práticas elaboradas por estudantes de licenciatura em Educação Física e também interagiram no processo de avaliação e reflexão das atividades propostas. Num segundo momento, os grupos de Pedagogia apresentaram atividades que contemplaram temas e questões até então vivenciadas somente em sala de aula.

"A aula integrada foi muito significativa. Os alunos de Educação Física participaram das atividades práticas propostas pelas alunas do PARFOR, contribuíram com a montagem de exercícios, jogos e atividades e também com a discussão final, que busca corrigir e melhorar a condução e a elaboração das aulas para os objetivos de aprendizagem”, descreve o professor do curso de Pedagogia e orientador da atividade, Diego Melo de Abreu.

Conhecimento em rede

Segundo alunas da Pedagogia-PARFOR, a proposta de integração foi gratificante e positiva porque permitiu vivenciar a construção do conhecimento no diálogo com diferentes áreas, rompendo com a fragmentação do ensino e da aprendizagem. Conforme professor Diego Abreu, a proposta reafirma a importância da organização modular dos cursos de graduação, o que possibilita ao aluno compreender que o conhecimento é uma rede e não uma série de áreas isoladas.

“No que se refere a um curso de formação de professores, a reflexão sobre a composição do sujeito integral torna-se indispensável na relação entre o desenvolvimento cognitivo e corporal, conforme aconteceu no diálogo entre profissionais e estudantes de Pedagogia e Educação Física”, completou.

O Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica é destinado a docentes de escolas públicas estaduais e municipais sem capacitação adequada para as exigências da LDB (Lei de Diretrizes e Base da Educação). O PARFOR oferece formação superior a partir de convênios com universidades, Estados e municípios. O docente pode se graduar em cursos de 1ª licenciatura, com carga horária de 2.800 horas mais 400 horas de estágio para professores sem graduação. Todas as licenciaturas são nas áreas de conhecimento da educação básica.

Esta matéria foi publicada no Jornal da Metodista.
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