Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação em Educação / Notícias / 2017 / Professor Décio Saes retoma atividades e prepara novo livro sobre escola pública

Professor Décio Saes retoma atividades e prepara novo livro sobre escola pública

Reitor Paulo Borges deu boas-vindas e surpreendeu-se ao saber que seu tio foi um ídolo do veterano docente da Metodista

14/09/2017 18h15 - última modificação 15/09/2017 11h40

Profs. Adriana, Davi, Décio e Paulo Borges: tio do reitor é um dos ídolos da geração do docente da Metodista

Há 15 anos atuando na Universidade Metodista de São Paulo e após um semestre sabático, professor Décio Azevedo Marques de Saes retomou neste segundo semestre as aulas no stricto sensu de Educação e foi um dos convidados na agenda do reitor Paulo Borges Campos Júnior na tarde de 14 setembro. O que era um encontro de cortesia para apresentações acabou se transformando no início de uma relação de amizade, já que um dos ídolos do professor e sociólogo Décio Saes, como ele anunciou, é ninguém menos que o ex-senador e ex-governador de Goiás Mauro Borges Teixeira, tio do reitor Paulo Borges.

“Mauro Borges é um dos heróis da minha geração. Agora entendi como um militar, nacionalista, foi considerado um líder moderno para seu tempo”, falou professor Décio, após ouvir vários bastidores políticos e administrativos relatados pelo reitor, que foi assessor do ex-senador e fez sua trajetória pessoal e profissional em Goiás. Entre outros avanços, o ex-governador implantou nos anos 1960 concurso público na administração goiânia, criou Secretaria de Planejamento antes mesmo do governo federal e fomentou áreas como indústria farmacêutica, petrolífera e malha rodoviária.

A admiração é recíproca, já que o reitor é leitor do professor Décio, de quem pediu dedicatória com autógrafo para a obra Cidadania e Classes Sociais – Teoria e História. “Reconheço não só a qualidade acadêmica, mas a moral e a simbologia do professor Décio na nossa universidade”, pontuou professor Paulo Borges, acompanhado pelos coordenadores de Pesquisa e Pós-graduação e de Educação a Distância, professores Davi Barros e Adriana Barroso de Azevedo.

Doutor em Sociologia pela Ecole dês Hautes Etudes em Sciences Sociales e pós-doutor pela Universite de Paris I (Pantheon-Sorbonne), as duas na França, professor Décio anunciou que já entregou para impressão seu novo livro contendo uma análise comparada da escola pública no Brasil e na França. Ele estudou como a classe média se sobrepôs ao Estado para formação de uma rede oficial de ensino forte em dois países com grande influência da igreja católica. Conclui que na França a escola pública é mais qualificada porque as elites combateram com mais veemência o poder da igreja.

Professor Décio atua nas disciplinas de Sociologia da Educação e de Métodos e Técnicas de Pesquisa na Licenciatura, além de toda quinta-feira dar entrevistas ou atender estudantes no Centro de Convivência que querem ouvir histórias e experiências de uma vida de 75 anos.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , ,
SOBRE O PROGRAMA
INFORMAÇÕES ACADÊMICAS
ALUNOS
X