Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação em Educação / Notícias / 2015 / Selecionada pela CAPES, Metodista oferece cursos gratuitos de licenciaturas do PARFOR

Selecionada pela CAPES, Metodista oferece cursos gratuitos de licenciaturas do PARFOR

03/03/2015 19h55 - última modificação 13/03/2015 14h07

Pré-inscrições foram prorrogadas até 16/03 e devem ser feitas na Plataforma Freire

Podem se inscrever professores e professoras, intérpretes de libras, auxiliares/assistentes educacionais ou profissionais/monitores de atividade complementar das redes públicas estadual e municipal, cadastrados no Educacenso 

Foram prorrogadas até o dia 16 de março de 2015 as inscrições para os cursos do PARFOR (Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica). Ao todo, são 210 vagas para turmas especiais das licenciaturas em Educação Física, Ciências Biológicas, Matemática, Pedagogia e Formação Pedagógica. Todos os cursos são públicos e gratuitos, mantidos pela CAPES, em cooperação com a Metodista.

Podem se inscrever professores e professoras, intérpretes de libras, auxiliares/assistentes educacionais ou profissionais/monitores de atividade complementar das redes públicas estadual e municipal, cadastrados no Educacenso. As turmas devem ser compostas por ao menos 50% de docentes e intérpretes de libras; atendidos os docentes e intérpretes de libras inscritos, as vagas remanescentes são destinadas aos demais profissionais inscritos. 

Veja o vídeo em que a professora Vera Lucia Stivaletti, Pró-Reitora de Graduação, dá mais detalhes sobre o PARFOR: 

 Secretarias de Educação deverão homologar as pré-inscrições, para que os professores e professoras pré-inscritos possam efetivamente cursar as licenciaturas do PARFOR.

São dois formatos de cursos que a Metodista oferece dentro do PARFOR, destinados a dois diferentes perfis de docentes em exercício na rede pública de educação básica:

- 1ª Licenciatura – para docentes que não tenham formação superior, por atuarem no Fundamental I desde antes da vigência da LDB 9394/96, ou que, mesmo tendo formação superior estejam interessados em realizar curso de licenciatura na etapa/disciplina em que atua em sala de aula;

- Formação pedagógica – para docentes graduados no ensino superior mas que não tenham obtido licenciados que se encontram no exercício da docência na rede pública da educação básica.

As aulas começam em agosto de 2015 e serão oferecidas às sextas-feiras à noite e aos sábados, de manhã e à tarde, lembrando que os horários variam de acordo com cada curso, sendo ajustados a cada semestre, de modo a cumprir, nas turmas do PARFOR, a mesma grade curricular, carga horária e duração em semestres oferecida pelos tradicionais cursos de licenciatura da Universidade Metodista de São Paulo, tendo, por isso, os diplomas dos cursos PARFOR a mesma validade das demais licenciaturas.

Os cursos do PARFOR ampliam as possibilidades aos docentes, permitindo o desenvolvimento da carreira e a possibilidade de participar de concursos. O PARFOR é um programa da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) que busca valorizar a experiência dos professores que já atuam em sala de aula. A Universidade Metodista de São Paulo foi uma das instituições escolhidas para oferecer os cursos do PARFOR graças à qualidade de suas licenciaturas.

Mais informações:

Parfor abre pré-inscrições para 47 mil vagas em cursos de licenciatura

Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR

Plataforma Freire 

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , , , , ,
SOBRE O PROGRAMA
INFORMAÇÕES ACADÊMICAS
ALUNOS