Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação em Educação / Notícias / 2012 / Recomendado pela Capes, Metodista lança Doutorado em Educação. Inscrições já estão abertas

Recomendado pela Capes, Metodista lança Doutorado em Educação. Inscrições já estão abertas

29/10/2012

29/10/2012 18h05 - última modificação 30/10/2012 12h10

 

Curso foi o único Doutorado em Educação no País aprovado pela Capes neste ano

Estão abertas a partir desta terça-feira (30) as inscrições para o preenchimento de sete vagas para o Doutorado em Educação da Universidade Metodista de São Paulo. Pertencente à Faculdade de Humanidades e Direito, o Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de São Paulo foi recentemente aprovado e recomendado pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) com conceito 4.

Dentro da área de concentração Educação, são oferecidas duas linhas de pesquisa: Políticas e gestão educacionais e Formação de educadores. A primeira investiga e analisa ações, processos e movimentos relacionados às políticas e à gestão educacionais; já a segunda investiga os processos formativos e a ação de professores, coordenadores e outros educadores, em diferentes abordagens teórico-metodológicas, nos diferentes níveis de educação formal e modos de educação não-formal.


Aprovação e recomendação da Capes


O Doutorado em Educação da Metodista é uma grande conquista para a Instituição e para a região.  Academicamente, trata-se de passo natural dentro de Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação que, funcionando desde 1999, obteve conceito 4 na avaliação da Capes por dois triênios seguidos.

“Nestes 13 anos, o Programa titulou mais de 300 mestres, em suas duas linhas de pesquisa e vinha sendo solicitado a tomar esse compromisso. Se academicamente é passo natural, do ponto de vista da execução é uma decisão relevante, tomada pelo Conselho Universitário – CONSUN, em 24 de maio de 2012, ligando a decisão de criar o Doutorado em Educação, e, portanto apresentá-lo para aprovação à CAPES, e a experiência de John Wesley. Esse é o grau de prioridade que a Metodista, como Instituição, dá à Educação e à qualidade diferenciada pelos valores e pela excelência acadêmica que a Metodista busca alcançar”, explica a professora Roseli Fischmann, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de São Paulo.

O programa da Metodista foi o único Doutorado em Educação do País aprovado neste ano, e é o primeiro do Grande ABC e Baixada Santista, sendo que poderá atender também os limites da cidade de São Paulo que se encontram desatendidos para esse nível de Pós-Graduação stricto sensu, assim como outras cidades, como do Vale do Paraíba e mesmo outros estados.

O Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE da Metodista trabalha em sintonia com a Graduação, gerando ganhos de ambos os lados. Os professores atuam nos cursos de Pedagogia e no Programa de Licenciaturas, coordenando o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), em que os docentes e pesquisadores têm a oportunidade de ter contato direto com o ensino na rede pública da região.

“A experiência acumulada em mais de 13 anos do Mestrado em Educação, aliada à renovação estruturada e o enriquecimento proporcionado por essas parcerias no interior da Metodista e com Secretarias de Educação e outros órgãos governamentais e não-governamentais são fatores de fortalecimento da pesquisa, ensino e extensão que se irradiam a partir do PPGE, com ganhos para todos”, afirma a professora Roseli.

Uma vez recomendado pela CAPES, o Doutorado em Educação iniciará seu funcionamento ainda no ano acadêmico de 2012, iniciando de imediato as inscrições ao processo seletivo e inaugurando suas atividades já neste próximo início de dezembro, com oferta de disciplinas.


Inscrições ao processo seletivo para o Doutorado em Educação


As inscrições podem ser feitas de 30 de outubro a 20 de novembro de 2012 das 8h às 21h30, de segunda a sexta-feira e no sábado, das 8h às 11h30, exceto feriados, na Central de Relacionamento, no Anexo Ómicron (em frente à Portaria Principal), Campus Rudge Ramos, Rua Alfeu Tavares, 149. Rudge Ramos – São Bernardo do Campo/SP.

O processo de seleção é formado por uma prova escrita, exame de proficiência em duas línguas estrangeiras, avaliação do projeto de pesquisa e currículo e entrevista.

Para mais detalhes confira o Edital. Caso tenha dúvidas, encaminhe seu e-mail para poseduc@metodista.br.
Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , ,
SOBRE O PROGRAMA
INFORMAÇÕES ACADÊMICAS
ALUNOS