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Gestão democrática e escolar

Objetivo: A melhoria do clima social se associa a uma diminuição do risco de condutas agressivas e violentas que podem impactar negativamente na dinâmica da sala de aula ou da escola como um todo. Algumas intervenções que são direcionadas à prevenção dos comportamentos violentos e inadequados às relações interpessoais podem ser bem sucedidas e melhorar a qualidade da convivência escolar, tornando-a de fato, um ambiente democrático e moralmente satisfatório, quando há planejamento e interesse na mudança. Por isso, como objetivo geral deste projeto (guarda-chuva) pretende-se analisar o funcionamento de escolas (selecionadas a partir dos contextos dos pesquisadores), no que se refere, não somente as concepções dos alunos sobre si mesmos e sobre os seus pares nas respectivas escolas, a percepção que eles têm da relação com seus professores, mas também conhecer as opiniões deles sobre o clima escolar que é vivenciado dentro da escola e concretamente nas salas de aula, assim como a sua disposição a colaborar na melhoria da convivência. A partir de objetivo amplo e geral, pretende-se desdobrar os subprojetos que irão atender os seguintes objetivos específicos: a) Avaliar se os professores assumem o compromisso de participar de programas de formação e inovação educacional; b) Verificar se um projeto de educação em valores favorece a cooperação e cidadania na escola; c) Verificar se o projeto da escola visa o protagonismo do alunado; d) Compreender como se dá o desenvolvimento moral dos alunos; e) Elaborar um instrumento para implantação na avaliação e intervenção psicopedagógica nas escolas. f) Comparar contextos escolares a partir dos estudos dos pesquisadores do grupo.

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