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Educação para a cidadania e empreendedorismo digital na formação de professores e alunos da Comunidade de países de Língua Portuguesa (CPLP)

Professor responsável: Cláudio Fernando André

O objetivo geral desta pesquisa é levantar a discussão sobre o conceito de educação para a cidadania e empreendedorismo digital na formação de professores e alunos, extraindo da literatura atual definições que ofereçam subsídios para o entendimento de seu real significado. Entretanto, por ser um tema recente quando se faz a conexão da tríade (a) educação para a cidadania, (b) empreendedorismo digital e (c) formação de professores e alunos, a literatura disponível em língua portuguesa ainda é escassa. Os objetivos específicos da pesquisa são: ((i) mapear iniciativas, projetos e pesquisas acadêmicas acerca da educação para a cidadania e empreendedorismo digital, referente os últimos 15 anos; (ii) identificar e propor matrizes de referência para o trabalho com a educação para a cidadania e empreendedorismo digital; (iii) contribuir para a produção de cursos e materiais didáticos sobre educação para a cidadania e empreendedorismo digital; (iv) realizar a formação de professores e alunos de escolas públicas do ensino básico e superior, apoiado por plataformas online desenvolvidas especialmente para vivências da educação para a cidadania e empreendedorismo digital; (v) identificar um conjunto de boas práticas para o trabalho com a educação para a cidadania e empreendedorismo digital; (vi) promover projetos de internacionalização, contando também com a participação de membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). É uma investigação de finalidade aplicada, com um objetivo descritivo e utiliza o método qualitativo de abordagem. Tem por metodologia a pesquisa de campo, com uso de diversos instrumento de coleta de dados a serem analisados. O que justifica essa pesquisa é o fato de podermos caracterizá-la como inovadora e necessária, pois permitirá aos pesquisadores, professores e colaboradores acessarem os resultados de conceitos e boas práticas de educação para a cidadania e empreendedorismo digital. Busca confrontar a teoria com práticas identificadas para avaliar sua aderência, chegando em conclusões fundamentadas, além de sugerir estudos futuros que possam dar continuidade a esta linha abordada.

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