Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação em Educação / Grupos e Projetos de Pesquisa / Comportamentos de resistência no trabalho: estudo da ação docente

Comportamentos de resistência no trabalho: estudo da ação docente

Almir Martins Vieira

Este projeto tem por objetivo identificar e analisar as práticas de resistência por parte de acadêmicos em relação às práticas gerencialistas presentes na gestão acadêmica. Toma por base o trabalho de Ball (2009) no que diz respeito às atuais práticas de gestão escolar e, em relação a dispositivos de controle e vigilância, ancora-se nos dispositivos apresentados por Foucault (1975). Em relação a comportamentos de resistência no ambiente de trabalho, assume-se a contribuição de Hodson et al. (2012). Por meio de abordagem qualitativa, o estudo tomará como técnicas de coleta de dados a entrevista e o grupo focal. Participarão da pesquisa professores e pesquisadores pertencentes a instituições de ensino superior no Brasil, além de gestores e coordenadores de cursos de graduação e pós-graduação. Como resultados, espera-se que o trabalho propicie a elaboração de proposições que ajudem a compreender as características do atual cenário acadêmico brasileiro, no que diz respeito à gestão das instituições de ensino superior e a maneira pela qual professores e pesquisadores com ela se relacionam. Acredita-se ser possível desenvolver um modelo conceitual que apresente a resistência numa configuração ampla e dialética, de modo a evidenciar sua relação com aspectos como discurso, poder, identidade e subjetividade.

Comunicar erros

SOBRE O PROGRAMA
INFORMAÇÕES ACADÊMICAS
ALUNOS
X