Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação em Educação / Docentes / Norinês Panicacci Bahia

Norinês Panicacci Bahia

NorinêsCurrículo Lattes

Formada em Pedagogia (1981/PUC-SP), Mestrado e Doutorado em Educação:Currículo (1995 e 2002/PUC-SP) e Pós-Doutorado em Educação (2014/UNESP).

Professora no Curso de Pedagogia/UMESP (desde 1999) e Professora no PPGE/UMESP (desde 2005).

Diretora de Escola da SEESP (a partir 2018). Coordenadora do GEPEAD - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação e (Auto)biografias Docentes (desde 2005).

Foi Professora da Rede Pública de Ensino do Estado de São Paulo; Membro da Equipe Técnica do Ciclo Básico da CENP/SEESP e da FDE/SEESP; Capacitadora do CENPEC/SP; Coordenadora Institucional do PIBID/UMESP (ag./2012 a jan./2018).

Professora há 38 anos, dos quais 23 anos no ensino superior. Possui experiência com os seguintes temas: formação de professores; gestão escolar; currículo; alfabetização; fracasso escolar; cotidiano escolar; (auto)biografias; coordenação pedagógica; metodologia da pesquisa; representações sociais.

Pesquisa atual: "Formação inicial de professores e narrativas (auto)biográficas – modos de sentir e pensar a profissão"



Principais produções

Artigos    

BAHIA, Norinês Panicacci . Formação de professores e cotidiano escolar: reflexões sobre a profissionalidade docente. International Studies on Law and Education, v. 16, p. 31-46, 2014.

BAHIA, Norinês Panicacci ; SOUZA, R. M. Q. . Quem quer ser professor? O PIBID como uma possibilidade para o enfrentamento da desvalorização do magistério. Notandum (USP), v. 31, p. 25-32, 2013.

BAHIA, Norinês Panicacci ; DURAN, M. C. G. . Curso de pedagogia a distância e representações sociais: sentidos e significados expressos pelos alunos. Educação & Linguagem, v. 16, p. 61-83, 2013.

BAHIA, Norinês Panicacci . Curso de pedagogia presencial e a distância: marcas históricas e tendências atuais. International Studies on Law and Education, v. 10, p. 59-68, 2012.

Livro

BAHIA, Norinês Panicacci . O fracasso escolar e a reclusão dos excluídos. 1. ed. São Paulo: Alexa Cultural, 2012. v. 1. 80p .

Capítulos de livros publicados

DURAN, M. C. G.; BAHIA, Norinês Panicacci. Memoria y biografías de formación: aproximaciones a la Teoría delas Representaciones Sociales. In: Susana Seidmann; Clarilza prado de Sousa. (Org.). Hacia una psicología social de la educación. Buenos Aires: Teseo, 2011, p. 125-158.

DURAN, M. C. G.; BAHIA, Norinês Panicacci. Biografias educativas: contribuições teórico-metodológicas ao estudo das representações sociais. In: Clarilza Prado de Souza; Lúcia Pintor Santiso Villas Bôas; Adelina de Oliveira Novaes; Marília Claret Geraes Duran. (Org.). Representações Sociais - estudos metodológicos em educação. Curitiba: Champagnat, 2011,p. 85-108.


Comunicar erros

SOBRE O PROGRAMA
INFORMAÇÕES ACADÊMICAS
ALUNOS