Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação em Educação / Docentes / Norinês Panicacci Bahia

Norinês Panicacci Bahia

NorinêsCurrículo Lattes

Possui graduação em Pedagogia (1981), Mestrado em Educação (1995) e Doutorado em Educação (2002) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Docente Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação na UMESP - Universidade Metodista de São Paulo, Linha de Pesquisa: Formação de Educadores; Professora do Curso de Pedagogia Presencial e a Distância/UMESP; Editora do Cadernos de Educação do PPGE/UMESP; Coordenadora do GEPEAD - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação a Distância/UMESP; Coordenadora Institucional do Projeto PIBID/UMESP. Foi Professora da Rede Pública de Ensino do Estado de São Paulo; Membro da Equipe Técnica do Ciclo Básico da CENP/SEESP; Membro da Equipe Técnica da FDE/SEESP; Capacitadora do CENPEC/SP. Atua no Ensino Superior há 19 anos. Tem aprofundado estudos e pesquisas na área da formação inicial de professores na modalidade a distância e atualmente desenvolve pesquisa aprovada pelo CNPq (Universal). Realiza estágio Pós-Doutoral na UNESP (Campus São Paulo) sob a supervisão do Prof. Dr. João Cardoso Palma Filho.



Principais produções

Artigos    

BAHIA, Norinês Panicacci . Formação de professores e cotidiano escolar: reflexões sobre a profissionalidade docente. International Studies on Law and Education, v. 16, p. 31-46, 2014.

BAHIA, Norinês Panicacci ; SOUZA, R. M. Q. . Quem quer ser professor? O PIBID como uma possibilidade para o enfrentamento da desvalorização do magistério. Notandum (USP), v. 31, p. 25-32, 2013.

BAHIA, Norinês Panicacci ; DURAN, M. C. G. . Curso de pedagogia a distância e representações sociais: sentidos e significados expressos pelos alunos. Educação & Linguagem, v. 16, p. 61-83, 2013.

BAHIA, Norinês Panicacci . Curso de pedagogia presencial e a distância: marcas históricas e tendências atuais. International Studies on Law and Education, v. 10, p. 59-68, 2012.

Livro

BAHIA, Norinês Panicacci . O fracasso escolar e a reclusão dos excluídos. 1. ed. São Paulo: Alexa Cultural, 2012. v. 1. 80p .

Capítulos de livros publicados

DURAN, M. C. G.; BAHIA, Norinês Panicacci. Memoria y biografías de formación: aproximaciones a la Teoría delas Representaciones Sociales. In: Susana Seidmann; Clarilza prado de Sousa. (Org.). Hacia una psicología social de la educación. Buenos Aires: Teseo, 2011, p. 125-158.

DURAN, M. C. G.; BAHIA, Norinês Panicacci. Biografias educativas: contribuições teórico-metodológicas ao estudo das representações sociais. In: Clarilza Prado de Souza; Lúcia Pintor Santiso Villas Bôas; Adelina de Oliveira Novaes; Marília Claret Geraes Duran. (Org.). Representações Sociais - estudos metodológicos em educação. Curitiba: Champagnat, 2011,p. 85-108.


Comunicar erros

SOBRE O PROGRAMA
INFORMAÇÕES ACADÊMICAS
DOCENTES
ALUNOS