Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação em Educação / Docentes / Izabel Cristina Petraglia

Izabel Cristina Petraglia

Currículo Lattes

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985), graduação em Psicologia pela Universidade Paulista (1998), mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991), doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1998) e Pós-doutorado pelo Centro Edgar Morin (antigo CETSAH - Centro de Estudos Transdisciplinares Sociologia, Antropologia e História) da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais - EHESS, em Paris, França (2001). Mais de 30 anos de experiência no magistério do Ensino Superior, sendo os últimos 20 na Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação e em Administração. Tem experiência em gestão acadêmica, tendo exercido cargos e funções de Diretora de Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Coordenadora de Programa de Pós-Graduação em Educação e Diretora de Pesquisa. Em pesquisa em Ciências Humanas e Sociais, dedica-se especialmente aos seguintes temas: Educação e Complexidade em suas interfaces, Transdisciplinaridade, Gestão educacional, Complexidade nas Organizações, Organizações de Aprendizagem e, Pensamento Complexo. Atualmente é professora titular do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE da Universidade Metodista de São Paulo - UMESP e pesquisadora permanente do COMPLEXUS - Núcleo de Estudos da Complexidade, da PUC/SP. Participa de Associações Nacionais e Internacionais de Pesquisa, como Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED); Sociedade de Filosofia da Educação de Países e Comunidades de Língua Portuguesa (SOFELP) e Associação Internacional para o Pensamento Complexo (APC). É autora de livros, tais como: Interdisciplinaridade: o cultivo do professor (Pioneira/Edusf, 1993); ?Olhar sobre o olhar que olha?: complexidade, holística e educação (Vozes, 2001), Edgar Morin: ética, cultura e educação, organizado em parceria com Alfredo Pena-Vega e Cleide Almeida (Cortez, 4ª edição, 2011); Edgar Morin: a educação e a complexidade do ser e do saber (Vozes, 13ª edição, 2011); Estudos de complexidade; Estudos de complexidade 2; Estudos de Complexidade 3; Estudos de Complexidade 4; Estudos de Complexidade 5, organizados com Cleide Almeida (Xamã, 2006, 2008, 2009, 2010 e 2012) e Pensamento Complexo e Educação (Livraria da Física Editora, 2013).

Saiba mais sobre a pesquisa da professora:

 

Comunicar erros

SOBRE O PROGRAMA
INFORMAÇÕES ACADÊMICAS
ALUNOS
X