PDI recebe mais de 500 sugestões na plataforma digital
23/05/2017 19h20 - última modificação 23/05/2017 20h17
Exatas 506 sugestões foram enviadas por plataforma digital ao Plano de Desenvolvimento Institucional que a Universidade Metodista estrutura para os próximos cinco anos (2018-2022). Os encaminhamentos por email foram recebidos até sábado passado, 20 de maio, mas ainda podem ser feitos pessoalmente até 4 de junho diretamente nas Escolas da universidade.
O placar parcial de mais de 500 ideias e sugestões surpreendeu positivamente a equipe à frente da iniciativa, integrada pelo reitor Paulo Borges Campos Júnior e os professores Vera Lucia Gouvea Stivaletti e Davi Barros, coordenadores de Graduação e Extensão e de Pós-Graduação e Pesquisa, respectivamente. Dizendo-se gratificado pelo grande envolvimento da comunidade acadêmica e do quadro de funcionários da Metodista, professor Paulo Borges reforçou o convite para novas colaborações:
“Quero reiterar o impacto do PDI como grande norteador das nossas estratégias e caminhadas futuras. O envolvimento de todos até aqui é surpreendente e mostra que a universidade respeita e entende a importância de participar”, destacou.
Os campeões em ideias, até agora, são as áreas de Graduação (150 encaminhamentos), de Infraestrutura Física (105), de Relações e Comunicação Interpessoal e Intersetorial (96) e de Infraestrutura Tecnológica (93). Foram criados 12 grupos de sugestões, que após coletadas e agrupadas entrarão em análise qualitativa.
À esta etapa de coleta de sugestões que vai até 4 de junho se seguirão a 2ª fase (em que as coordenadorias irão classificar as ideias, agrupando-as de acordo com o tema) e a 3ª etapa, que prevê seminário para análise do mérito de cada uma. Esse encontro está previsto para a primeira quinzena de junho (veja abaixo o cronograma).
“Podem até surgir demandas que passam a exigir prioridade que não tínhamos enxergado e teremos que inverter a ordem das ações, assim como uma sugestão pode desdobrar-se em duas”, cita professor Davi Barros, também satisfeito com a adesão da comunidade interna. Professora Vera Stivaletti acrescenta que aguarda com boa expectativa a participação direta das Escolas.
Missão
O PDI define a missão da instituição e as estratégias que serão adotadas para alcançar os objetivos estabelecidos nos três níveis institucionais: curso, Escolas e universidade.
Para elaboração do PDI, a Metodista utiliza o conceito de Design Thinking, uma abordagem que permite compreender as necessidades da comunidade acadêmica e de colaboradores, adaptar os serviços e manter um processo de inovação contínuo, seguindo os passos de ouvir, criar e entregar.
Conheça o cronograma do PDI:
1ª fase: envio de sugestões e ideias
2ª fase: as coordenadorias irão classificar as ideias, agrupando-as de acordo com o tema
3ª fase: seminário para análise de mérito de cada ideia
4ª fase: as ideias serão apresentadas uma a uma e classificadas de acordo com a viabilidade. Nesta fase, serão indicados os membros da Comissão de Redação
5ª fase: a Comissão de Redação se reúne para eleger seu presidente e secretário e se organiza para o processo de redação do PDI
6ª fase: o texto será avaliado pela liderança, que poderá solicitar sugestões e correções
7ª fase: o reitor encaminhará o texto final para aprovação do CONSUN.
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