Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Núcleo de Formação Cidadã / Sobre / Projetos de Pesquia

Projetos de Pesquia


Cidadania-educação: práticas docentes diferenciadas

Um estudo sobre a experiência pedagógica do Núcleo de Formação Cidadã.

O Núcleo de Formação Cidadã é um espaço privilegiado de experiência educacional-pedagógica, o corpo docente ao propor temas e maneiras de abordá-los nas disciplinas de formação cidadã tem que constantemente avaliar sua forma de atuar perante a comunidade acadêmica e comunidade externa, indicando o que quer de si mesmo enquanto docente compromissado com a formação cidadã do aluno. A formação ética e cidadã teve que ser criada e recriada a cada semestre com temas diversos e abordagens que foram do campo estritamente teórico à consciência corporal-artística e realização de projetos junto à comunidade externa.

Nosso objetivo nesta pesquisa será a compreensão mais ampla desta realidade, para tornar possível a) sistematizar a produção de conhecimentos sobre as atividades docentes de formação cidadã, registrando suas práticas e b) refletir sobre tais práticas transformando-as em teoria pedagógica de formação cidadã que possam colaborar no trabalho de todo o corpo docente da universidade.

No desenvolvimento desta pesquisa pretendemos explicitar as práticas docentes e avaliar a relação existente entre a prática pedagógica e a formação cidadã, tal como tem ocorrido na Metodista nos últimos anos. No entanto, não se trata apenas de um mapeamento ou de uma descrição, mas, principalmente, de possibilitar, através dos relatos dos professores de suas práticas, uma ressignificação da própria ideia de formação cidadã, ressignificação esta que ocorrerá a partir da práxis cotidiana dos docentes em sala de aula.

 
Comunicar erros