Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Núcleo de Formação Cidadã / Notícias / Palestra aborda a ação educativa no Memorial da Resistência, dia 31

Palestra aborda a ação educativa no Memorial da Resistência, dia 31

Evento mostrará o trabalho do educador em museus e é aberto ao público

08/03/2016 19h05

Memorial está em edifício que serviu ao antigo Deops (Foto Divulgação)

O trabalho do educador em espaços museológicos e lugares de memória será pauta do encontro “Experiências de Ação Educativa no Memorial da Resistência de São Paulo: Sítios de Consciência, Usos da Memória e Direitos Humanos" que a Universidade Metodista de São Paulo promove dia 31 de março próximo a partir das 19h30. A palestra é aberta ao público e estará a cargo do historiador Renan Ribeiro Beltrame, que atua desde 2010 na Ação Educativa do Memorial da Resistência.

O memorial é um dos museus mais visitados do Estado de São Paulo e o trabalho dos educadores é bastante reconhecido. Fica no 1º andar da Pinacoteca do Estado e dedica-se à preservação das memórias da resistência e da repressão políticas do Brasil republicano (1889 à atualidade). O edifício foi sede, entre 1940 a 1983, do Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo (Deops), considerado uma das polícias políticas mais truculentas do país, principalmente durante o regime militar.

O programa museológico do Memorial da Resistência está estruturado em pesquisa, salvaguarda (documentação e conservação) e comunicação patrimoniais (exposição e ação educativo-cultural), orientados para temas sobre resistência, controle e repressão política. O objetivo é ser um espaço voltado à reflexão e a ações que contribuam para o exercício da cidadania, o aprimoramento da democracia e a valorização de uma cultura em direitos humanos.

Saiba mais sobre o palestrante: Renan Ribeiro Beltrame possui pós-graduação, nível especialização, em Ciências Sociais, e graduação em Licenciatura e Bacharelado em História. Ambos os títulos concedidos pelo Centro Universitário Fundação Santo André (CUFSA).

Trabalha desde 2010 como educador no Memorial da Resistência de São Paulo, desenvolvendo junto à Ação Educativa atividades e materiais de apoio pedagógico que visam a mediação dos temas e conceitos tratados pela instituição no atendimento ao público visitante.

"Experiências de Ação Educativa no Memorial da Resistência de São Paulo: Sítios de Consciência, Usos da Memória e Direitos Humanos."

Data: 31/03/2016 (quinta-feira)
Horário: 19h30 às 21h
Palestrante: Renan Ribeiro Beltrame
Local: Universidade Metodista de São Paulo, Campus Rudge Ramos – Edifício Capa Sala 115, Rua Planalto, 106 (São Bernardo do Campo)
Inscrições: pelo e-mail cidadania@metodista.br (favor citar o nome da palestra no título do e-mail)
Realização: Curso de Pedagogia, Núcleo de Formação Cidadã (NFC) e Núcleo de Pesquisa Educação em Direitos Humanos (NEDH) da Metodista.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , ,
X