O que a ideia de “descobrimento do Brasil” encobre?
17/04/2015 11h53
A ideia de “descobrimento do Brasil” oculta a perspectiva do índio como sujeito e protagonista da sua história e cidadania.
Muitas gerações foram ensinadas a pensar em um Brasil “descoberto” por portugueses, essa noção encobre a realidade de um território já povoado por inúmeros grupos indígenas que aqui viviam muito antes da chegada do europeu.
Essa ideia também impede o reconhecimento e a valorização da diversidade cultural como característica da identidade do povo brasileiro.
A cultura brasileira é fortemente marcada pela presença indígena em inúmeras palavras de uso corrente em nosso vocabulário, nas festas, na culinária, nos mitos, no cuidado e preservação da natureza como fonte de vida e na visão de mundo.
O 19 de abril, dia do Índio, data instituída em 1943, ajuda a refletir sobre as inúmeras histórias de resistência dos povos indígenas, que lutaram e seguem lutando por liberdade, dignidade, cidadania e reconhecimento das suas culturas, histórias e tradições.
Com os povos indígenas, temos aprendido que a cidadania se constrói de modo coletivo, resistindo aos modelos que geram exclusão, a morte e degradação da natureza, e que a história da questão indígena no Brasil ainda está em construção.
Prof. Oswaldo de Oliveira Santos Junior
Coordenador do Núcleo de Formação Cidadã