Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Núcleo de Formação Cidadã / Notícias / Núcleo Memória realiza 4ª edição do curso Ditadura: História e Memória

Núcleo Memória realiza 4ª edição do curso Ditadura: História e Memória

Universidade Metodista de São Paulo apoia a iniciativa

20/10/2016 09h35 - última modificação 20/10/2016 10h25

A Universidade Metodista de São Paulo, por meio do Núcleo de Formação Cidadã, é uma das apoiadoras da 4ª edição do curso Ditadura: História e Memória, promovido pelo Núcleo de Preservação da Memória Política.

A iniciativa acontece entre os dias 12 de novembro e 10 de dezembro de 2016, das 13h às 17h, no prédio da antiga Auditoria Militar de São Paulo, futuro Memorial da Luta pela Justiça. O curso, que é gratuito, é direcionado a professores e educadores. A realização é do Núcleo de Memória, em parceria com o Memorial da Luta pela Justiça, com o apoio da OAB-SP, da Metodista e da Oak Foundation.

Serão cinco aulas ministradas por especialistas, entre eles três diretores do Núcleo Memória. A novidade no corpo docente este ano é a participação do professor Marcelo Ridenti, que atua no Departamento de Sociologia da Unicamp.

O objetivo do curso é apresentar as motivações do golpe de 1964, seus desdobramentos e consequências. Situando-o no contexto geopolítico internacional da Guerra Fria, se propõe a elucidar as complexas relações entre a classe dominante brasileira e o imperialismo norte-americano, que têm seu ponto de convergência na articulação da derrubada do governo João Goulart e na instauração de uma ditadura civil-militar no Brasil.

Nessa perspectiva, o curso pretende apresentar uma narrativa que vai além da versão oficial, buscando iluminar os fatos históricos mais relevantes para a articulação do golpe de 1964, para a consolidação do regime ditatorial e a construção de seu aparato repressivo. Para retirar esses fatos da sombra em que foram colocados, será dado protagonismo aos atores atingidos pela violência do Estado, invertendo a posição em que foram colocados pela narrativa oficial, recuperando o que foi suprimido para, assim, recriar o sentido da história do período.

As inscrições vão até o dia 31 de outubro. Para se inscrever, basta baixar e preencher a ficha de inscrição disponível em nucleomemoria.org e enviá-la, junto com o currículo, para o e-mail . No assunto do e-mail colocar "Inscrição Curso 2016". Serão disponibilizados certificados de participação emitidos pela Universidade Metodista de São Paulo.

Curso Ditadura: História e Memória
Horário: sábados, das 13h às 17h
Local: Memorial da Luta pela Justiça (Av. Brigadeiro Luís Antônio, 1249)
Mais informações:  e (11) 2306-4801

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , ,
X