Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Núcleo de Formação Cidadã / Notícias / Núcleo de Formação Cidadã promove Diálogo entre Educadores

Núcleo de Formação Cidadã promove Diálogo entre Educadores

29/08/2013

29/08/2013 19h40 - última modificação 18/11/2013 19h03

O Núcleo de Formação Cidadã da Universidade Metodista de São Paulo, por meio do Programa Práxis Cidadã, realiza nos dias 28/09, 19/10, 24/10 e 30/11 o Diálogo entre Educadores. O evento tem como objetivo oferecer um espaço de reflexão e diálogo sobre temas de interesse de educadores e movimentos sociais.

O Diálogo entre Educadores será composto por quatro oficinas, que possuem como eixo organizador a formação cidadã. 

Confira a programação:

 

28/09 (sábado) – 11h às 12h30

Diálogo entre Educadores: Cinema e Cidadania – Prof. Francisco Henrique da Costa

Auditório Delta

Ementa: Considerando a variedade de saberes apresentados nos filmes, o encontro terá como principal objetivo, transcender a simples utilização do cinema como estímulo audiovisual e refletir sobre a relação entre cinema, educação e cidadania identificando e discutindo as questões ideológicas e mercadológicas que envolvem as produções cinematográficas e a indústria cultural.

 

19/10 (sábado) – 9h às 11h

Diálogo entre Educadores: Saúde e Cidadania – Profa. Márcia Barbosa Velasques

Sala 362 – Edifício Delta

Ementa: A partir do conceito de Saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS); a oficina Saúde e Cidadania oferecerá um panorama sobre o direito à saúde arrolado na Constituição Brasileira de 1988 - A história da saúde no Brasil. O conceito de Cidadania e a amplitude deste tema para a vida de todos e todas, bem como a responsabilidade de transformação da realidade atual.

 

24/10 (quinta-feira) – 19h30 às 21h30

Diálogo entre Educadores: Educação Social e Cidadania: revisitando os Poemas Pedagógicos de Makarenko e a Educatividade de Freire – Profa. Cristiane Gandolfi

Sala 511 – Colégio Metodista

Ementa: Debater a Educação Social realizada no Terceiro Setor em ONGs, Entidades Filantrópicas, Fundações Públicas e Privadas, tem por objetivo desvelar a potencialidade da Pedagogia Social de Anton Makarenko e de Paulo Freire como instrumentos favorecedores de mudança social. Este referencial teórico serve de luz de farol em diversas práticas vivenciadas pelos profissionais, sobretudo quando a exclusão e a precarização da vida social se põem concretamente.

 

30/11 – (sábado) – 9h às 11h

Diálogo entre Educadores: Cultura Afro-brasileira – Profa. Cláudia Cezar da Silva e Prof. Oswaldo de Oliveira Santos Junior

Sala 454 – Edifício Lambda

Ementa: O encontro pretende refletir sobre as matrizes africanas e sua relação com a construção da cidadania dos brasileiros. Debate a questão da memória e cultura Afro-Brasileira e aborda as lutas contemporâneas e as políticas de ação afirmativa.

 

Como participar:

As oficinas são gratuitas e para participar é necessário realizar uma inscrição prévia pelo e-mail cidadania@metodista.br, com as seguintes informações: nome completo e instituição em que trabalha ou representa. Será enviado um e-mail de confirmação da inscrição.

 

Diálogo entre Educadores

Datas: 28/09, 19/10, 24/10 e 30/11

Informações: cidadania@metodista.br / (11) 4366-5968

Comunicar erros