Núcleo de Formação Cidadã integra programação do Memorial da Resistência de SP
06/06/2016 11h25 - última modificação 06/06/2016 11h26
O Núcleo de Formação Cidadã (NFC) integra a programação de junho do Memorial da Resistência de São Paulo. No sábado, 25 de junho de 2016, o NFC estará presente em duas atividades. A primeira é o “Encontro com Educadores – Formação Cidadã: diálogos entre o ensino formal e não formal”. Já o segundo é o curso “Brasil e Chile: experiências de ações educativas em Memória e Direitos Humanos”, que também será realizado nos dias 27, 29 e 30 de junho de 2016. Todas as atividades são gratuitas.
Confira a programação de junho no Memorial da Resistência de São Paulo:
Dia 11 de junho, sábado, das 10h às 14h
Encontro de Aprofundamento Temático - A democracia brasileira entre golpes políticos: reflexões sobre o significado dos golpes de 1937, 1954 e 1964
O encontro objetiva refletir sobre os golpes que ocorreram ao longo da chamada “Era Vargas” e articulá-los com o golpe de 1964, que ocorreu contra João Goulart. A partir da análise das diferentes conjunturas políticas nas quais ocorreram esses episódios, pretende-se discutir os limites da democracia brasileira que permitem rupturas traumáticas da ordem constitucional. A questão de fundo que orientará a abordagem do tema: o que explica a nossa fragilidade democrática que oscila entre a imposição da “ordem” e o desejo de “progresso”, ou vice-versa?
Palestrante: Profa. Dra. Maria Helena Rolim Capelato.
Certificação emitida em parceria com a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).
Mais informações neste link.
Dia 11 de junho, sábado, das 14h às 17h
Sábado Resistente - Memorial da Resistência exibe documentário “Aconteceu bem aqui”
O projeto “Aconteceu bem aqui” foi idealizado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo, e dirigido pelo diretor Camilo Tavares (Pequi Filmes). Composto por cinco vídeos documentais, com relatos de resistentes do período da ditadura militar e de hoje, são retratados lugares emblemáticos da cidade de São Paulo, que fazem parte da paisagem e dos trajetos cotidianos dos cidadãos e cuja história real são invisíveis para a população em geral. Após a exibição dos curtas, haverá mesa redonda com Camilo Tavares, Clara Castellano e Deborah Neves.
Mais informações neste link.
Dia 18 de junho, sábado, das 15h00 às 17h00
Tarde de Memórias
A atividade é direcionada às famílias, crianças e jovens em visita ao Memorial da Resistência, e a mediação, realizada pelos nossos educadores, acontece por meio de atividades lúdicas, como jogo da memória, cruzadinha, quebra-cabeça, entre outros. Os jogos visam estimular a reflexão sobre temas como democracia, liberdade, memória, resistência e outras temáticas trabalhadas pelo Memorial. A edição de junho acontecerá na exposição de longa duração. Não é necessária inscrição prévia.
Mais informações neste link.
Dia 25 de junho, sábado, das 9h30 às 13h30
Encontro com Educadores - Formação Cidadã: diálogos entre o ensino formal e não formal
A atividade objetiva dialogar sobre a formação cidadã a partir das práticas de educação em Direitos Humanos no âmbito do ensino formal e não formal. A reflexão sobre as experiências do Memorial da Resistência de São Paulo e Núcleo de Formação Cidadã da Universidade Metodista de São Paulo pretende evidenciar a importância na formação de agentes multiplicadores, sobre práticas pedagógicas que valorizem a educação para a cidadania. Certificação emitida em parceria com a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).
Mais informações neste link.
Dia 25 de junho, sábado, das 14h00 às 17h30
Sábado Resistente - Debate sobre o livro "Tortura", de Maria Auxiliadora Arantes
O evento, com o titulo "Tortura, crime que os humanos cometem contra os próprios humanos", discutirá um importante tema que permanece como ponto central a respeito dos Direitos Humanos no país: a questão da prática da tortura como elemento de pressão física e psicológica. O evento terá participação da autora, psicóloga e psicanalista Maria Auxiliadora Arantes, do professor Márcio Farias, da advogada Mariana Lins e do jornalista Ivan Seixas.
Mais informações neste link.
Dia 25, das 9h30 às 13h30 e dia 27, 29 e 30 de junho, das 14h00 às 18h00
Brasil e Chile: experiências de ações educativas em Memória e Direitos Humanos
Curso a ser ministrado por Cláudia Videla Sotomayor (Museo de la Memoria y los Derechos Humanos, Chile), Prof. Oswaldo de Oliveira Santos Júnior (Núcleo de Formação Cidadã da Universidade Metodista de São Paulo) e equipe do Programa de Ação Educativa do Memorial da Resistência, buscará refletir sobre os Direitos Humanos e a Memória a partir dos diálogos entre as práticas estabelecidas pelo ensino formal e não formal no Brasil e no Chile. Certificação emitida em parceria com a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). A atividade contará com apoio da equipe do Memorial da Resistência para tradução.
Mais informações neste link.