Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Núcleo de Formação Cidadã / Notícias / Metodista terá exibição e debate do documentário Coratio sobre os 30 anos do projeto “Brasil: Nunca Mais”

Metodista terá exibição e debate do documentário Coratio sobre os 30 anos do projeto “Brasil: Nunca Mais”

13/11/2015 17h14

O Núcleo de Formação Cidadã e a Escola de Comunicação, Educação e Humanidades da Universidade Metodista de São Paulo realizam, no dia 30 de novembro, uma exibição especial do documentário “Coratio”, que trata dos 30 anos do desenvolvimento do projeto “Brasil Nunca Mais”. O filme é uma produção dos jornalistas Ana Castro e Gabriel Mitani. Na ocasião, também haverá um debate sobre o filme.

“Coratio” é um documentário que conta a história da produção do livro “Brasil: Nunca Mais”, projeto idealizado por dom Paulo Evaristo Arns. Depois de décadas anônimos, os participantes do projeto revelam como foi essa empreitada. Há entrevistas com a advogada Eny Raimundo Moreira, que teve a ideia de usar os arquivos dos processos judiciais do Tribunal Militar para revelar os abusos cometidos pela repressão.

Também são entrevistados os coordenadores do projeto, Luiz Eduardo Greenhalg e Paulo Vannuchi, além dos autores do livro: Ricardo Kotscho e Frei Betto.Há depoimentos de alguns ex-presos políticos como Maria Auxiliadora Arantes (Dodora), Rita Sipahi, Rose Nogueira, Anivaldo Padilha e Emílio Ivo Ulrich.

O documentário também aborda a violência de ontem e de hoje, discutindo “por que ainda repetimos os mesmos erros do passado e se existem novos caminhos para percorrermos no presente e no futuro, sem violência, sem absurdos.” Para debater a violência atual, foram entrevistadas as “Mães de Maio”, especialistas, ex-policiais, Ministério Público Federal, entre outros.

A produção do documentário é independente, mas, de acordo com Ana e Gabriel “foi concluído graças a participação de 199 pessoas que acreditaram no projeto e participaram do financiamento coletivo. Com o apoio do Catarse, em abril de 2014, foi possível levantar os recursos necessários para finalizar a obra. É um projeto coletivo.”

Ana Castro é egressa do curso de Jornalismo da Metodista e o filme também é temo de seu doutorado pela Universidade de São Paulo (USP).

A campanha dos jornalistas está no site catarse.me/coratio.

Assista ao teaser do documentário:


Exibição e debate do documentário “Coratio”

Quando: 30/11/2015 (segunda-feira), às 19h30

Onde: Salão de Leitura da Faculdade de Teologia - Edifício Gama (ao lado da portaria da rua do Sacramento)

Entrada gratuita

Realização:
Núcleo de Formação Cidadã e Escola de Comunicação, Educação e Humanidades

Apoio:
Núcleo de Arte e Cultura, Núcleo de Educação e Direitos Humanos (NEDH), Faculdade de Teologia da Igreja Metodista (FATEO) e programa de Pós-graduação em Ciências da Religião.

Mais informações:
cidadania@metodista.br

Fone:
4366-5968

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , , , , ,
X