Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Núcleo de Formação Cidadã / Notícias / Memorial da Resistência apresenta exposição Yuyanapaq. Para Recordar

Memorial da Resistência apresenta exposição Yuyanapaq. Para Recordar

Abertura acontece no dia 1º de agosto, sábado, a partir das 10h30

30/07/2015 19h35

O Memorial da Resistência de São Paulo, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e administrada pela Associação Pinacoteca Arte e Cultura – APAC, apresenta de 1º de agosto de 2015 a 3 de janeiro de 2016 sua nova exposição temporária: Yuyanapaq. Para recordar, uma das realizações da Comissão da Verdade e Reconciliação (CVR) do Peru.

A Comissão da Verdade e Reconciliação (CVR) do Peru foi criada em 2001 para apurar o conflito armado interno naquele país durante o período de 1980 a 2000, quando aproximadamente 69 mil pessoas desapareceram ou foram mortas, tanto pelo próprio Estado como por outras organizações. Dois anos depois, com o encerramento dos trabalhos, além do Relatório Final, a Comissão realizou três produtos que consideramos fundamentais para o conhecimento da verdade e a preservação da memória: a grande exposição Yuyanapaq. Para recordar, que ocupa 24 salas no Museo de la Nación, em Lima; algumas versões reduzidas dessa mostra para itinerância, e uma publicação realizada em conjunto com a Pontifícia Universidade Católica do Peru. Como se trata de um relato visual do conflito, por meio de fotografias, é acessível a todos, independentemente do grau de escolaridade.

Ainda por determinação da CVR foi criado o Centro de Información para la Memoria Colectiva y los Derechos Humanos (CIMCDH – DP), responsável pela guarda e disponibilização ao acesso para pesquisa de todos os documentos produzidos pela CVR e pela gestão das exposições.
Para o Centro de Información, a exposição "Yuyanapaq, que na língua quechua significa ‘para recordar’, é um espaço de rememoração que, utilizando a fotografia como ferramenta do conhecimento e da lembrança, mostra o período de violência ocorrido no Peru de 1980 a 2000. O objetivo desta exposição é contribuir com o processo de reconciliação nacional, conservando a memória da história e procurando que os fatos ali documentados não voltem a ocorrer jamais."

Para apresentar a versão reduzida de Yuyanapaq. Para recordar no Memorial da Resistência, buscamos seguir os mesmos princípios da CVR e que constam na publicação (2003): são 32 fotografias divididas nos 5 períodos e uma cronologia; 6 vídeos com a edição de testemunhos coletados nas audiências realizadas pela CVR podem ser acessados no Módulo D (Centro de Referência) da exposição de longa duração do Memorial.
A realização desta exposição foi possível graças ao entusiasmo e parceria do Consulado do Peru em São Paulo, ao Centro de Información para la Memoria Colectiva y los Derechos Humanos – Defensoria del Pueblo, que emprestou o acervo, e à generosidade de Mayu Mohanna, curadora da exposição, que gentilmente nos assessorou.


Na abertura, contaremos com as presenças dos senhores Marcelo Araujo – Secretário da Cultura, Tadeu Chiarelli – Diretor Geral da Pinacoteca do Estado, e Arturo Jarama – Cônsul Geral do Peru em São Paulo. Em seguida, será realizada uma palestra com o Prof. Salomón Lerner, presidente da CVR, e com Mayu Mohanna, uma das curadoras da exposição.

Abertura no dia 1º de agosto, sábado, a partir das 10h30

Serviço:

Exposição “Yuyanapaq. Para recordar”
1º de agosto de 2015 a 3 de janeiro de 2016
Terça a domingo, das 10h às 17h30 (permanência até as 18h)
Entrada gratuita

Memorial da Resistência de São Paulo
Largo General Osório, 66 – Luz
CEP 01213-010 – São Paulo-SP
Tel: (11) 3335-4990

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: