Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Núcleo de Formação Cidadã / Notícias / Formação em cidadania da Metodista terá módulos em inglês e espanhol

Formação em cidadania da Metodista terá módulos em inglês e espanhol

Projeto prevê implantar novidade em 2018, dentro do contexto de internacionalização da universidade

29/08/2017 14h25 - última modificação 11/09/2017 12h00

Professores e coordenadores discutem novo projeto da formação em cidadania

O Núcleo de Formação Cidadã está estruturando parceria com o curso de Letras-Centro de Línguas para incluir no projeto pedagógico módulos ministrados em inglês e espanhol. O aluno poderá optar por um dos dois idiomas, que serão oferecidos em níveis básico, intermediário e avançado. As temáticas serão obrigatórias, dentro do contexto de internacionalização da Universidade Metodista de São Paulo. O projeto está em fase de finalização para ser levado à reitoria e à aprovação do Consun (Conselho Universitário), para ser implantado provavelmente já em 2018.

Os módulos nos dois idiomas vão beneficiar todas as graduações, desde tecnólogos até bacharéis e licenciaturas. Em cada semestre estão previstas 20 horas, acompanhando o aluno até o 6º período. Pode-se complementar depois com mais dois módulos para cursos que têm 7º e 8º semestres. Os novos módulos em inglês e espanhol abordarão as seguintes temáticas, tendo à frente o título central Ciudadanía y el mundo global – Citizenship and the global world:

Período 1 – Migraciones y movimentos de poblacion – Migrations and population movements
Período 2 - El mundo del trabajo y las tecnologías sociales – World of work and social technologies
Período 3 – Religión y sociedad en el mundo contemporâneo – Religion and society in the contemporary world
Período 4 – Urbanización: movilidade, vivenda y violência – Urbanization: mobility, housing and violence
Período 5 – Geopolítica y relaciones internacionales – Geopolitics and international relations
Período 6 – Movimientos sociales em el mundo global – Social movements in the global world

Haverá ainda oferta de oficina optativa de 40 horas que o aluno poderá cursar em qualquer período de seu curso. Trata-se de oficina de formação geral sobre Lectura del mundo contemporâneo – Reading the contemporary world.

Módulos em português

O novo projeto do Núcleo de Formação Cidadã não exclui a frequência obrigatória às disciplinas curriculares eletivas, ministradas em português para cada período. São temas atuais envolvendo direitos humanos, ecologia, ética, etnia, filosofia, música e instrumentos musicais, entre outros, que possibilitam crescer pessoalmente e atuar na criação artística, científica e realização de projetos sociais.

No novo projeto do NFC estão contemplados no 2º período módulos obrigatórios (em português) de 40 horas sobre sete temáticas. O aluno pode optar por uma:

1 - Educação das relações étnico-raciais e multiculturalismo
2 - Inclusão e LIBRAS
3 - Meio ambiente e questão ecológica
4 – Direitos humanos, memória, verdade e justiça
5 – Mundo global e questões urbanas
6 – Realidade brasileira
7 – Arte, cultura e cidadania

“O novo percurso formativo não abandona os princípios de confessionalidade da universidade. São temas diretamente ligados à formação humana, à formação em cidadania”, destaca professor Oswaldo de Oliveira Santos Jr, coordenador do NFC, reforçado pelo professor Wesley Fajardo Pereira, da Escola de Teologia, sobre a ênfase que será dada também à ética e a temas de filosofia, “para levar nosso aluno a pensar” sobre a contemporaneidade. A ideia é introduzir os módulos em inglês-espanhol com turmas iniciantes de 2018 e estender gradativamente às turmas mais avançadas.

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), em fase de redação e finalização, contempla em um dos tópicos principais o projeto de internacionalização da Metodista por meio de disciplinas ministradas em inglês, entre outras iniciativas, lembrou professor Davi Barros, coordenador de Pós-graduação e Pesquisa. “É uma exigência do MEC. Algumas temáticas já existem e outras estão sendo reformuladas para estarmos sempre atualizados com o melhor da educação”, acrescenta professor Davi.

O grupo de estudos do novo projeto do NFC conta ainda com a colaboração dos professores do curso de Letras Silvio Pereira, Marcelo Furlin, Camila Santiago e Marta de Las Mercedes Jaramillo, além da coordenadora de Educação a Distância, professora Adriana Barroso de Azevedo.

Criado em 1999, o Núcleo de Formação Cidadã é um espaço da Universidade Metodista de São Paulo voltado à reflexão e à prática da cidadania. Coordena um conjunto de disciplinas ou temas (filosofia e eletivas de formação cidadã) que buscam contribuir para que profissionais formados pela Metodista sejam conscientes de sua responsabilidade social e cidadã. Projetos culturais, artísticos e comunitários são parte das atividades do NFC. Realizam-se também eventos, abrindo espaço para que a cidadania possa se realizar na prática.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , , , , , , ,