Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Núcleo de Formação Cidadã / Notícias / Curso debate a ditadura, democracia e movimentos políticos atuais no Brasil

Curso debate a ditadura, democracia e movimentos políticos atuais no Brasil

Locais de memória política de São Paulo serão “fio condutor” do curso. Visitas a edifícios históricos também estão programadas

17/07/2019 20h40 - última modificação 24/07/2019 21h44

O Núcleo Memória, parceiro do Núcleo de Formação Cidadã da Universidade Metodista de São Paulo, realiza o curso “Lugares de Memória e Direitos Humanos no Brasil”, que ocorrerá aos sábados de 24 de agosto a 05 de outubro no Museu da Cidade de São Paulo. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até 11 de agosto, no site da instituição realizadora. As vagas são limitadas.

O curso visa promover o aprofundamento e discussão sobre a ditadura civil-militar (1964-1985), a resistência, o controle e a repressão política durante esse período. Trazendo esses temas para os dias de hoje, também pretende dialogar sobre a democracia brasileira, o momento político atual e os direitos humanos. O cenário dos lugares da memória política na cidade de São Paulo constitui o “fio condutor” do curso, a partir das experiências de musealização, as perspectivas e os debates em torno da preservação de espaços-símbolos, entre os quais o edifício sede do Deops/SP (atual Memorial da Resistência de São Paulo), o edifício das antigas Auditorias Militares (futuro Memorial da Luta pela Justiça) e as dependências do antigo DOI-Codi (atualmente 36ª Distrito Policial da Vila Mariana).

Entre os ministrantes estão o professor Marcos Napolitano (Departamento de História – FFLCH/USP); Maurice Politi (Núcleo Memória); professor Renan Quinalha (UNIFESP); professor Marcelo Ridenti (UNICAMP); Ana Amélia (Comissão de Direitos Humanos da OAB-SP); professor Oswaldo de Oliveira Santos Junior (NFC/ Metodista); professor Renato Cymbalista (FAU-USP); e Katia Felipini (Núcleo Memória).

Além das aulas, haverá visitas ao Antigo DOI-Codi (36º Distrito Policial da Vila Mariana), Memorial da Resistência de São Paulo e Memorial da Luta pela Justiça (a confirmar).

Curso  “Lugares de Memória e Direitos Humanos no Brasil”

Quando: 24/08 a 05/10/2019 (aos sábados)
Onde:  Museu da Cidade de São Paulo – Rua Roberto Simonsen, 136 – Centro Histórico de São Paulo

Faça aqui sua inscrição e saiba mais informações.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , ,
X