Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Núcleo de Formação Cidadã / Notícias / Coordenador do NFC participa de consulta pública da Comissão de Direitos Humanos da OEA

Coordenador do NFC participa de consulta pública da Comissão de Direitos Humanos da OEA

Encontro dias 21 e 22, em Montevidéu, fará um balanço da situação dos direitos humanos na América Latina

06/10/2017 16h31


Ao lado de representantes do Uruguai, Argentina, Chile e Peru, além do Brasil, o coordenador do Núcleo de Formação Cidadã da Universidade Metodista de São Paulo, professor Oswaldo de Oliveira Santos Júnior, participará da consulta pública que a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) promove dias 21 e 22 de outubro próximo sobre o tema “Memória, Verdade e Justiça - Justiça de Transição”. O encontro ocorre em Montevidéu, Uruguai, na Institución Nacional de Derechos Humanos.

Após o final das ditaduras na América Latina vários países, incluindo o Brasil, montaram Comissões da Verdade com objetivo de promover a transição de uma sociedade autoritária para a democracia. A Justiça de Transição trata de temas vinculados à consolidação da democracia, abordando como estão os processos no continente e fazendo um balanço do quadro direitos humanos na América Latina.

Militante da questão, professor Oswaldo participa pela primeira vez desse evento da Comissão Interamericana de Direitos Humanos, uma instância da OEA (Organização dos Estados Americanos). Sua responsabilidade é a promoção e proteção dos direitos humanos.

A CIDH foi criada por resolução da 5ª Reunião de Consulta dos Ministros das Relações Exteriores em Santiago, Chile, em 1959, e formalmente instalada em 1960, quando o Conselho da OEA aprovou seu estatuto. É constituída por sete membros eleitos por assembleia geral, que exercem funções em caráter individual por período de quatro anos, podendo ser reeleitos uma vez.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , , , ,
X