Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Núcleo de Formação Cidadã / Notícias / Alunos da rede pública participam do projeto “Cinema, Educação e Literatura Brasileira”

Alunos da rede pública participam do projeto “Cinema, Educação e Literatura Brasileira”

Projeto é organizado pelo Núcleo de Formação Cidadã

26/06/2018 18h30 - última modificação 28/06/2018 13h42

A Universidade Metodista de São Paulo recebeu alunos do Ensino Médio da E.E. Profª Cynira Pires dos Santos para participação no projeto “Cinema, Educação e Literatura Brasileira”, organizado pelo Núcleo de Formação Cidadã. O encontro em 26 de junho exibiu adaptações dos livros “Estação Carandiru”, escrito por Drauzio Varella, e “Laranja Mecânica”, de Anthony Burgess. Após as leituras foram mostradas as adaptações para o cinema.

As obras literárias foram lidas durante o ano na escola. Depois, os alunos vieram à Metodista para a exibição dos filmes e debaterem sobre a diferença de linguagem e os aspectos políticos, sociais, filosóficos e psicológicos presentes nos livros e nos filmes.

De acordo com professor Francisco Henrique da Costa, responsável pelo projeto, a mensagem passada a cada obra lida está diretamente relacionada aos objetivos do planejamento pedagógico das escolas parceiras e depende do conteúdo que está sendo estudado. “A recepção por parte dos alunos, professores e direção é a mais positiva possível. Isso fica claro pela participação dos alunos nos debates com suas ideias e críticas. Ao final de cada exibição ocorre um debate mediado pelos alunos”, contou o professor da Metodista.

O Cinema, Educação e Literatura busca estimular a leitura e reflexão críticas, possibilitar o contato de estudantes do Ensino Médio com as principais obras de autores nacionais que influenciaram e moldaram a visão de mundo contemporâneo, além de capacitar os alunos da rede pública a lerem e interpretarem criticamente os elementos sociais expostos nos filmes e livros.

Além da E.E. Profª Cynira Pires dos Santos, no próximo semestre outras duas escolas da região farão parte do projeto: a E.E. Maria Regina e a E.E. Clarice Magalhães de Castro. No total, cerca de 1.300 alunos participarão da programação deste ano.

Para o próximo semestre, os livros a serem estudados são “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos, e “Falcão - Meninos do tráfico”, escrito por MV Bill e Celso Athayde. As exibições dos  filmes estão programadas para setembro.

 Confira as fotos do evento: 

Projeto Cinema, Educação e Literatura Brasileira

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , ,
X