Alunos da rede pública participam do projeto “Cinema, Educação e Literatura Brasileira”
26/06/2018 18h30 - última modificação 28/06/2018 13h42
A Universidade Metodista de São Paulo recebeu alunos do Ensino Médio da E.E. Profª Cynira Pires dos Santos para participação no projeto “Cinema, Educação e Literatura Brasileira”, organizado pelo Núcleo de Formação Cidadã. O encontro em 26 de junho exibiu adaptações dos livros “Estação Carandiru”, escrito por Drauzio Varella, e “Laranja Mecânica”, de Anthony Burgess. Após as leituras foram mostradas as adaptações para o cinema.
As obras literárias foram lidas durante o ano na escola. Depois, os alunos vieram à Metodista para a exibição dos filmes e debaterem sobre a diferença de linguagem e os aspectos políticos, sociais, filosóficos e psicológicos presentes nos livros e nos filmes.
De acordo com professor Francisco Henrique da Costa, responsável pelo projeto, a mensagem passada a cada obra lida está diretamente relacionada aos objetivos do planejamento pedagógico das escolas parceiras e depende do conteúdo que está sendo estudado. “A recepção por parte dos alunos, professores e direção é a mais positiva possível. Isso fica claro pela participação dos alunos nos debates com suas ideias e críticas. Ao final de cada exibição ocorre um debate mediado pelos alunos”, contou o professor da Metodista.
O Cinema, Educação e Literatura busca estimular a leitura e reflexão críticas, possibilitar o contato de estudantes do Ensino Médio com as principais obras de autores nacionais que influenciaram e moldaram a visão de mundo contemporâneo, além de capacitar os alunos da rede pública a lerem e interpretarem criticamente os elementos sociais expostos nos filmes e livros.
Além da E.E. Profª Cynira Pires dos Santos, no próximo semestre outras duas escolas da região farão parte do projeto: a E.E. Maria Regina e a E.E. Clarice Magalhães de Castro. No total, cerca de 1.300 alunos participarão da programação deste ano.
Para o próximo semestre, os livros a serem estudados são “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos, e “Falcão - Meninos do tráfico”, escrito por MV Bill e Celso Athayde. As exibições dos filmes estão programadas para setembro.
Confira as fotos do evento: