Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Núcleo de Formação Cidadã / Notícias / Alunos da Metodista visitam a Escola Nacional Florestan Fernandes

Alunos da Metodista visitam a Escola Nacional Florestan Fernandes

30/10/2012

30/10/2012 18h16

O Núcleo de Formação Cidadã da Universidade Metodista de São Paulo promoveu uma visita no começo do mês à Escola Nacional Florestan Fernandes-ENFF, fundada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), em Guararema.

A visita contou com a participação de graduandos em diversos cursos, além de familiares e alunos da 3ª idade.

O objetivo da atividade foi vincular o conteúdo teórico sobre cidadania com uma vivência em um espaço externo, além de propiciar a participação efetiva dos estudantes em um espaço de clara contestação política ao modelo capitalista vigente, levando os alunos a perceberem os problemas de desrespeito aos Direitos Humanos inerentes ao modelo político-econômico atual.

O professor Wesley Fajardo acompanhou a visita e acredita que presenciar diferentes realidades enriquece a formação cidadã dos alunos. “Lá é possível conhecer e perceber outros lados de uma mesma situação, além de verificar até que ponto a realidade é o que a mídia mostra. Muitas vezes temos uma visão errônea de movimentos como esse.”

Para a aluna de Psicologia, Stephanie Mota, “a importância de visitas a espaços de movimentos sociais como a ENFF são de extremo acréscimo para a formação em todos os aspectos. É uma grande oportunidade de conhecer a luta e a história do MST, que envolve milhares de famílias.”

Paulo César Portellada, aluno de Teologia, ficou surpreendido com a escola. “A estrutura, tamanho e qualidade das instalações impressiona. A formação do grupo, apesar de não ser acadêmica, é de ótima qualidade. O mesmo vale para a lucidez e consciência política dos membros.”

O aluno acredita que mais visitas como essa devem acontecer. “A articulação da Universidade com o mundo real deve ser estruturada. Esse contato enriquece na formação acadêmica e pessoal, além de trazer diversos olhares para uma situação”.
Wesley, que é professor na Disciplina Eletiva de Direitos Humanos e Cidadania já adianta que as visitas tendem a acontecer com mais frequência. “Nosso intuito é proporcionar, por meio do conhecimento da realidade, uma formação de consciência crítica nos alunos.”

Sobre a Escola Nacional Florestan Fernandes-ENFF
A ENFF é um centro de educação e formação, fundada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Inaugurada em 2005, a escola foi nomeada em homenagem ao educador Florestan Fernandes, que incentivou o trabalho coletivo e foi defensor do ensino público, gratuito e de qualidade para todos. A escola é considerada um elemento de grande importância para o processo de formação da militância do MST e de outras organizações, promovendo cursos formais e informais voltados para a produção, comércio e gestão dos acampamentos e assentamentos.

Comunicar erros