Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Núcleo de Educação em Direitos Humanos / Eventos / IV Semana de Educação em Direitos Humanos / IV Semana de Educação em Direitos Humanos

IV Semana de Educação em Direitos Humanos

APRESENTAÇÃO | CONFERÊNCIAS | CURSO


Podem os subalternos falar? Direitos Humanos, dominação socioeconômica, étnica e racial
Can the subaltern speak? Human Rights, socioeconomic, racial and ethnic domination

Os subalternos são “as camadas mais baixas da sociedade constituídas pelos modos específicos de exclusão dos mercados, da representação política e legal, e da possibilidade de se tornarem membros plenos no estrato social dominante” (Gayatri Spivak)

A IV Semana de Educação em Direitos Humanos, proposta e organizada pelo Núcleo de Educação em Direitos Humanos da Faculdade de Humanidades e Direito da Universidade Metodista de São Paulo, tem por objetivo oferecer um conjunto de atividades voltadas para a pesquisa e a pós-graduação nessa área, além de oferecer um espaço para aprofundar o diálogo com os movimentos sociais.  Essa edição toma como ponto de partida a reflexão da escritora indiana Gayatri Chakravorty Spivak que, em sua obra Can the subaltern speak?, afirma ser tarefa do intelectual pós-colonial criar espaços por meio dos quais o sujeito subalterno possa falar e ser ouvido.

A IV Semana de Educação em Direitos Humanos é composta também de uma disciplina (curso) dirigida a estudantes regularmente matriculados em cursos de pós-graduação stricto sensu, reconhecidos pela CAPES, da UMESP e de outras instituições. Educadores em geral e militantes de movimentos sociais também podem se inscrever, mediante comprovação de conclusão de curso superior.

Durante a “IV Semana”, o período da noite será dedicado ao IV Seminário Internacional de Educação em Direitos Humanos, cujo tema neste ano será: “Podem os subalternos falar? Direitos humanos e dominação socioeconômica e étnico-racial”. A disciplina de pós-graduação stricto sensu abordará o tema: Direitos Humanos e pensamento contra hegemônico e ocorrerá no período da tarde. Será conferido um crédito (certificado de 15 horas) a quem frequentar, no mínimo, 75% das aulas.

Promoção:

Núcleo de Educação em Direitos Humanos - NEDH
Universidade Metodista de São Paulo
Faculdade de Humanidades e Direito:

Apoio:

Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião
Programa de Pós-Graduação em Educação
Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Cursos: Ciências Sociais, Direito, Filosofia, Letras e Pedagogia
Núcleo de Formação Cidadã - NFC

Comunicar erros