Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Núcleo de Artes e Cultura / Ações / Exposições de arte

Exposições de arte

As exposições abordam temáticas variadas, buscando desenvolver um olhar crítico e sensível, além do desenvolvimento do gosto pela arte, explorando as possibilidades de expressão e interpretação da diversidade cultural como uma forma de ver, viver e conviver com a arte no espaço acadêmico.

Veja as exposições já realizadas:

    • Morada do Silêncio - O Núcleo de Arte e Cultura (NAC) apresentou a exposição “Morada do Silêncio”, da artista e arte-educadora da Metodista, Juliana Costa. A mostra, que encerra a comemoração dos 10 anos do NAC, apresenta a técnica pintura em lápis de cor em 14 trabalhos, entre gravuras e objetos. Confira as fotos.

 

  • Cubinho: 40 anos - O Núcleo de Arte e Cultura (NAC) da Universidade Metodista de São Paulo recebeu a exposição comemorativa “Cubinho – 40 anos”, promovida pela Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul, do artista e professor da Escola de Comunicação, Educação e Humanidades, Mario Mastrotti. Confira as fotos:

 

 

    • Exposição Meia-Noite tem folia - “O Homem da Meia-Noite’ é um dos bonecos mais conhecidos e queridos da cultura nordestina e é o mote desta exposição, que convida o observador a resgatar na memória o colorido e o encantamento da chita nas festas carnavalescas”, explica Sueli de Moraes, curadora da exposição.”  Confira as fotos.  

 

Delicadezas - A exposição é composta por uma belíssima coleção de quadros que sinalizam um olhar delicado sobre as vicissitudes da vida. Veja algumas fotos:

 

Traços e Reflexões - Exposição enfatiza mensagens sobre a vida e crítica política. Confira as imagens:

 

Pintando a Primavera -  A mostra apresenta a fruição dos processos criativos desenvolvidos por um grupo de funcionários da Metodista. Durante o período de produção no Setor de Brindes, os colaboradores expressaram sua liberdade criativa por meio da pintura e de momentos de descontração. Veja fotos:

 

 

Tati Egual e a Magia das Cores - Nas obras, as cores se fundem na tela, moldando formas abstratas ou figurativas que representam diferentes sensações do momento de criação, neste mundo de abstracionismo sensível e emotivo. Veja fotos da exposição:

 

 

 As 7 do ABC - Mulheres expressam sua arte e liberdade na exposição. Veja algumas fotos:

 

 

Observação Gráfica - Os autores procuraram retratar locais pouco observados pelo público e trazer uma nova percepção para aspectos urbanos, que foram valorizados pelos disparos das máquinas fotográficas. Veja fotos:

 

Sementes da Mudança - O projeto no Brasil ganhou o nome de “Ambiências Urbanas no Brasil - Sujeitos e ambientes em constante transformação”, com o intuito de retratar em vários paineis os ambientes urbanos brasileiros. Veja fotos do projeto:

 

 Vencendo com Arte -  Flores, expressões, paisagens e animais fazem parte do universo deste artista, que revela, por meio da sua arte, a preocupação com a preservação da natureza.

 

Exposição Olhar Poético - Veja algumas fotos:

 

 

  • A Amazônia é nossa: o evento contou com pinturas produzidas pelo grupo de artistas plásticos e visuais “Arte e Artistas”, formado por 25 participantes de diversas regiões do Brasil e do exterior. As obras foram pintadas em tela, com uso de tinta a óleo, tinta acrílica, sementes, entre outros materiais.

 

  • Ares de Primavera

 

  • Cara do Brasil: realizado em 2006 no Espaço Cultural da Biblioteca Central, a exposição “Cara do Brasil”, do artista plástico H. Hammler, teve a cultura popular como tema. A exposição foi aberta em 22 de agosto, coincidindo com a data do Dia do Folclore. Cara do Brasil faz parte das visitas monitoradas cujo projeto piloto visa à formação de público para diferentes tipos de arte dentro do corpo de funcionários, que recebem, antes das visitas, informações sobre o artista e sua obra. Confira as fotos

 

  • Caras e Bocas:exposição que reúne 29 fotografias em preto e branco de Tiago Silva, fotógrafo e aluno de Jornalismo da Metodista. A exposição traz imagens de professores, alunos e funcionários realizando as mais diferentes e engraçadas caretas.

 

  • Contando a História da Biblioteca:Exposição reúne fotos que retratam a evolução da Biblioteca, desde sua fundação em 1938, passando por diferentes instalações, até chegar ao acervo atual, com mais de 180.000 obras.

 

 

  • Filmefobia

 

  • Fragmentos Imaginários:Realizado em 2009 no Espaço Cultural da Biblioteca Central do Campus Rudge Ramos, a exposição Fragmentos Imaginários – criada pelo publicitário e designer gráfico, Gonçalo Pavanello – mostrou digigravuras, desenhos produzidos com o auxílio de programas de computador. Confira as fotos

 

  • IBRASURF

 

  • Kuarup: realizado em 2006 no Shopping Metrópole, o Kuarup foi uma exposição comemorativa ao Dia do Índio. Organizada pela artista plástica Rossana Aguilera, professora do Colégio Metodista em Bertioga, o trabalho foi fruto de uma pesquisa realizada por Rossana junto aos índios do Parque do Xingu. Confira as fotos

 

 

 

  • Paisagens - um olhar sobre a natureza

 

  • Por onde caminha Deus na América Latina

 

  • Prêmio Fernando Pini: mostra conta com 64 produtos gráficos vencedores e mais três grand prix em várias categorias, ou seja, três grandes obras vencedoras nas categorias, entre elas, livros, revistas, embalagens, rótulos e materiais promocionais.

 

  • Retratos de turista: trabalhos de alunos que tiraram várias fotos durante seus intercâmbios pela Europa e África do Sul.

 

  • Sou Show Afro: evento chama a atenção para questões políticas e culturais da população afro-brasileira, já é destaque na agenda cultural da Metodista e da cidade.

 

  • Trabalho e trabalhadores do Brasil: oferece um panorama da diversidade da experiência do trabalho na sociedade brasileira, sendo resultado de uma ampla pesquisa realizada pelo Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas.

 

Comunicar erros

X