Apresentação
Aprentação | Histórico | Tema central | Chamada de trabalhos | Programação
VIII Conferência Brasileira de Comunicação Eclesial
Dia 22 de Agosto de 2013, 9h-17h
Tema: Religião como entretenimento no cenário da midiatização
Inscrições para participantes ouvintes até 15 de agosto de 2013
Local: Campus Rudge Ramos da Universidade Metodista de São Paulo, Ed. Ômega – Rua Planalto, 125 – Rudge Ramos, São Bernardo do Campo, SP. Tel. (11) 4366-5819; email:eclesiocom@metodista.br; Facebook www.facebook.com/eclesiocom
Inscrições Encerradas
Inscrições de ouvintes mandar email para eclesiocom@metodista.br
Vivemos o tempo marcado pela midiatização, ou seja, um presente marcado por uma dinâmica social em que novas formas de ser na sociedade são construídas a partir das lógicas (cultura) das mídias. Essas lógicas atravessam e permeiam a ordem social e, juntamente com as tecnologias, configuram-se como mediadoras das formas de ser e de se perceber o real. Práticas sociais, processos de interação e a própria organização social se fazem tendo como referência o modo de existência desta cultura midiática e suas operações, caracterizadas pela fluidez, pela conexão em rede e pela não-linearidade.
As religiões, como parte desta dinâmica social, se midiatizam, e como tal, interagem socialmente inserindo seus conceitos e formas de fazer e de interpretar o mundo e ao mesmo tempo introduzem nas suas práticas elementos que têm como referência as lógicas das mídias. Neste sentido, sendo o entretenimento um componente marcante na construção cultural das mídias as religiões interagem com sua dinâmica e criam suas próprias formas de entretenimento religioso.
É fato que, em especial com o desenvolvimento das mídias digitais, a própria noção de entretenimento foi ampliada da clássica noção de lazer sem pensar para incluir o pensar na diversão (vide as características adquiridas pelos videogames). Um paralelo pode ser estabelecido para as religiões: lazer sem crença para crença com lazer. No campo das igrejas este dinâmica fica explicitada pela dimensão do entretenimento estabelecido nas últimas duas décadas em torno da música gospel e seus derivados e do mercado dos games, das viagens e outros produtos voltados para o segmento cristão.
A religião como entretenimento ganha novas configurações e reflete esta dimensão da midiatização social tão própria da contemporaneidade. É uma reflexão sobre esta dinâmica que relaciona religião (igrejas)-mídia-entretenimento que a VIII Eclesiocom quer oferecer aos participantes e a todos/as os/as interessados.
Vale lembrar que a Conferência Brasileira de Comunicação Eclesial (Eclesiocom), promovida anualmente pela Cátedra Unesco de Comunicação, da Universidade Metodista de São Paulo, tem por objetivos:
- Consolidar o campo acadêmico de pesquisa, de natureza transdisciplinar, sobre as interfaces entre Comunicação e Religião;
- Apresentar pesquisas, estudos e relatos de práticas, concluídos ou em desenvolvimento;
- Ampliar o contato entre pesquisadores de diversas áreas sobre a relação entre Comunicação e Religião, em especial no cenário brasileiro contemporâneo;
- Estimular novos pesquisadores (graduação e de pós-graduação) para a apresentação de trabalhos e relatos de pesquisa.
É por isso que, além desse momento de importante reflexão, a Eclesiocom busca garantir o importante espaço das comunicações científicas, com as apresentações de pesquisas na interface comunicação-religião; momento de estudo e atualização quanto às temáticas que têm sido enfatizadas nos espaços acadêmicos.
Inscrições de trabalhos até 15 de julho de 2013. Veja aqui as normas para a apresentação de trabalhos
Clique aqui para se inscrever
Coordenação Geral
José Marques de Melo (Cátedra Unesco/Metodista)
Magali Nascimento Cunha (Pós-Com/Cátedra Unesco/Metodista/FATEO)
Assistentes da Coordenação
Antônio de Andrade (Cátedra Unesco/Metodista)
Cleber Luiz dos Santos (Web)
Rônia Barbosa (Assistente Acadêmica da Cátedra Unesco)
Realização
Cátedra Unesco/Umesp de Comunicação para o Desenvolvimento Regional
Promoção
Universidade Metodista de São Paulo
FATEO – Faculdade de Teologia
FAC - Faculdade de Comunicação
Apoio
Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Diretoria de Comunicação e Marketing (Dicom) - Metodista
Setor de Eventos
Veja aqui os Anais da VIII Eclesiocom (agosto 2013) Edição Atual