Aluno angolano volta ao Brasil para banca de avaliação

Óscar Silva submeteu seu artigo final da Pós-Graduação em Gestão de Conteúdo em Comunicação sobre a Agência de Notícias Angola Press, na qual trabalha

01/02/2016 16h45

Óscar durante assinatura da ata de aprovação. Foto: Israel Bumajny

Depois de oito meses, Óscar Silva esteve mais uma vez na Universidade Metodista de São Paulo. Se da primeira vez o aluno da Pós-Graduação em Gestão de Conteúdo em Comunicação: Jornalismo veio fazer a prova presencial, desta vez veio para o ponto alto do curso: a banca em que apresentou seu artigo final.

A presença de Óscar é digna de nota por um detalhe – ele mora em Angola, e é de lá que acompanhou a Pós-Graduação a distância, provando que a modalidade EAD vence barreiras físicas e geográficas.

A Pós-Graduação de Óscar fez sucesso na Angop - Agência de Notícias Angola Press, onde trabalha: dois colegas se inscreverão em cursos de Pós-Graduação na Metodista: um no novo Gestão de Mídias Digitais e outro no mesmo de Oscar, Gestão de Conteúdo em Comunicação: Jornalismo.

Angop e a comunicação em Angola

E foi exatamente a Angop o tema do artigo acadêmico de Óscar, que contextualizou a Agência de Notícias dentro da história da comunicação do país africano que, em seus primórdios, atendia aos interesses coloniais portugueses, para somente mais tarde contar com veículos voltados para a população local.

A Angop surgiu em 1992, “uma janela aberta de Angola para o exterior”, nas palavras de Óscar, ou seja, uma agência estatal que produz notícias sobre o país para os veículos angolanos, mas também internacionais. Atualmente, a Agência produz conteúdo em cinco plataformas – texto, foto, vídeo, aúdio e infografia-, com matérias traduzidas para o espanhol, inglês e francês.

A hora da avaliação

A banca foi formada pela coordenadora da Pós-Graduação em Gestão de Conteúdo e orientadora de Óscar, professora Karin Müller e a professora Lana Cristina Nascimento Santos, que avaliou o trabalho com a sugestão de alguns poucos ajustes, que poderão ser feitos antes do envio à Biblioteca Central da Metodista, onde os trabalhos ficam disponíveis ao público. Resultado: aprovação com nota A.

“Agradeço todo esse empenho, os conhecimentos que me deram, e antes de tudo esse Senhor que está lá no alto que se chama Deus. Espero que os conhecimentos que adquiri aqui possa levar para Angola para contribuir com a comunicação social de Angola”, afirmou Óscar após a aprovação.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , ,