Você está aqui: Página Inicial / Graduação a Distância / Metodologia / Perguntas frequentes sobre Graduação a Distância

Perguntas frequentes sobre Graduação a Distância

Esclareça suas principais dúvidas sobre a Graduação a Distância

A Metodista é credenciada pelo MEC para o oferecimento de cursos a distância?
Sim. A Universidade Metodista de São Paulo é credenciada pelo Ministério da Educação e tem autorização para oferecer cursos a distância, conforme Portaria Nº 4.386, de 15 de dezembro de 2005, aditada pela Portaria Nº 1770, de 1º de novembro de 2006. A universidade foi recredenciada junto ao MEC para a oferta de cursos superiores na modalidade a distância por mais 10 anos. Confira o parecer CNE/CES 291/2015, divulgado no Diário Oficial da União de 29 de setembro de 2015. Saiba mais

Os cursos a distância da Metodista têm o mesmo reconhecimento oficial que um curso presencial?
Sim. Os cursos superiores a distância da Metodista têm a mesma validade de um curso presencial, conforme determinado pelo Decreto 5.622, de 19/12/2005. Saiba mais

Qual a história da Metodista?
A história da Universidade Metodista de São Paulo vem sendo traçada há mais de 70 anos, desde a implantação da Faculdade de Teologia da Igreja Metodista em São Bernardo do Campo, em 1938. Estamos presentes na região do ABCD, com cursos reconhecidos pelo MEC e com excelência em suas notas, devido à equipe de profissionais e educadores qualificados.

A Metodista possui três campi em São Bernardo do Campo (Rudge Ramos, Vergueiro e Planalto) com infraestruturas adequadas que permitiram o fortalecimento de sua inserção no universo acadêmico nacional.

Conheça mais sobre a Universidade Metodista de São Paulo, sua tradição, história e evolução na área da educação.

Quando o Ensino a Distância na Metodista teve início?
Em 2006 a Universidade Metodista foi uma das pioneiras no Brasil ao introduzir cursos superiores na modalidade a distância (EAD), por intermédio de Polos de Apoio Presencial.

Onde estão localizados os polos de apoio presencial da Metodista?
Atualmente, somam-se aos seus três campi, em São Bernardo do Campo/SP, mais de 100 polos de apoio presencial, instalados em várias regiões do Brasil (20 Estados + Distrito Federal), ofertando cerca de 35 cursos de graduação, 37 de pós-graduação Lato Sensu (especialização e MBA) e de curta duração. Confira os endereços.

A oferta do Ensino a Distância também ocorre nos três campi da Metodista como polo de apoio presencial?
Sim. Em 2012, o campus Rudge Ramos se tornou polo de apoio presencial e, desde então, oferece alguns cursos a distância. Em 2015 o campus Vergueiro e do Planalto foram aprovados, após visita do MEC, como polo de apoio presencial. Além disso, os/as alunos/as da EAD podem utilizar os espaços dos três campi, que contam com biblioteca, laboratório, academia, etc.

Qual é a aceitabilidade de um curso EAD no mercado de trabalho?
A educação a distância é a modalidade de ensino que mais cresce no país e o mercado de trabalho passou a reconhecer o valor e a importância que a EAD proporciona aos novos profissionais formados por um sistema que inibe a atitude passiva e capacita trabalhadores com perfis de autonomia e independência. Observam-se os crescentes índices de empresas que tanto acreditam na educação a distância como também usufruem dela como eficiente método de treinamento para a capacitação de seus colaboradores. “Em 2007, pela primeira vez desde a criação do ENADE (2004), o INEP (órgão de avaliação e pesquisa do MEC) comparou o desempenho dos/as alunos/as dos mesmos cursos nas modalidades a distância e presencial. Em sete das 13 áreas onde essa comparação é possível, alunos/as da modalidade a distância se saíram melhores do que os demais” (Fonte: Folha de São Paulo). Saiba mais.

O que é um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)?
O AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem (Sistema Moodle) é uma sala de aula virtual em que o aluno tem a possibilidade de acompanhar as aulas e atividades do curso, via internet. Pelo AVA, o/a aluno/a pode ter acesso aos conteúdos disponibilizados pelos/as professores/as (downloads), depositar atividades (uploads), debater o tema em fóruns de discussão, tirar suas dúvidas pelo chat, acessar blogs específicos por curso, receber podcasts, entre outros recursos. O AVA da Metodista pode ser acessado de qualquer computador e local com acesso à internet.

Assista ao tutorial para utilização do Moodle.

O que é um polo de apoio presencial?
O Polo de Apoio Presencial é uma extensão da Metodista, devidamente autorizado e cadastrado pelo MEC, sendo fundamental para o Campus EAD. Os polos funcionam como espaço importante na intermediação do relacionamento para com os/as alunos/as, tanto nas questões pedagógicas, quanto nas administrativas em que o/a estudante terá acesso a orientações, biblioteca, laboratórios e Teleaula (para cursos semipresenciais), avaliação (provas, exames etc.) e poderá utilizar toda a infraestrutura tecnológica para contatos com a instituição.

O que faz um professor temático EAD?
É docente da Metodista responsável pela elaboração e aproveitamento dos conteúdos de suas respectivas disciplinas, pela ministração das Teleaulas e das atividades pedagógicas do curso estabelecendo mecanismos e atividades para a avaliação dos/as alunos/as. Este profissional é orientado para a preparação e aplicação do conteúdo pedagógico (no tempo de duração da videoaula) e para ministrar a aula, em tempo hábil.

O que faz um professor auxiliar EAD?
É docente da Metodista e responsável pelas atividades realizadas, orientações e auxílio aos/às alunos/as pelo AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem. É responsável pelo recebimento dos trabalhos dos/as alunos/as, depositados no AVA. Efetua, também, as considerações e avaliações cabíveis, atuando como facilitador de aprendizagem, esclarecer dúvidas em relação ao conteúdo ou atividades solicitadas pelo professor temático, orientando os/as alunos/as em seu desenvolvimento dentro do curso. Para os cursos de pós-graduação o acompanhamento é efetuado, diretamente, por este profissional.

O que faz um monitor local EAD?
O monitor é um profissional que dá suporte no polo de apoio presencial aos/às alunos/as de graduação semipresencial, no momento da teleaula. É responsável por organizar a sala de aula, acompanhar a turma, interagir com os/as alunos/as nas atividades presenciais, esclarecendo dúvidas técnicas, motivando e colaborando no bom aproveitamento das aulas.

Como o aluno poderá tirar suas dúvidas?
Há um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), disponível no Portal do Aluno exclusivo para os/as alunos/as da Metodista interagirem entre si e com a equipe docente, via Internet. Esta ferramenta permite a retirada de dúvidas e outras interações necessárias ao desenvolvimento do curso, que são comunicadas à equipe docente do curso, responsável por esclarecer e orientar no que for necessário para um bom desempenho acadêmico.

Como é feito o controle da participação do/a aluno/a nas atividades a distância?
Embora haja maior flexibilidade de horário para a realização das atividades, o AVA permite, também, ao docente efetuar o acompanhamento pedagógico durante todo o curso, bem como a presença de cada aluno/a no momento das aulas.

Todas as aulas e atividades são formuladas de forma que haja uma equivalência de horas dedicadas aos estudos; quando há o cumprimento dos exercícios propostos, a participação está comprovada.

Quais os recursos necessários para realizar os cursos a distância da Metodista?
É necessário um computador ou notebook com acesso à Internet, navegador (Browser) atualizado e hardware compatível para o bom funcionamento do mesmo. Cabe destacar que os cursos são desenvolvidos para que se adaptem a diversos tipos de conexões ADSL, Modem, Dial-up, WIFI, etc. O acesso deverá ser, preferencialmente, por meio de banda larga de no mínimo 256 MB.

Para assistir e participar das aulas pelo chat (Moodle ou Collaborate), em qualquer modalidade, é necessário a aquisição de uma webcam externa (ou interna do Notebook) e fones de ouvido com microfone.

Que conhecimentos de informática são necessários para fazer o curso?
É necessário que o/a aluno/a tenha conhecimentos básicos da utilização de alguns programas do Office e de sistemas operacionais, uso de correio eletrônico e navegação na Internet. A equipe do Polo de Apoio Presencial também estará disponível para dar suporte aos/às alunos/as, orientando sobre procedimentos como iniciação dos para os primeiros acessos às ferramentas Moodle e Collaborate, Portal do Aluno, Biblioteca Virtual e física.

Todos os cursos são oferecidos nos polos de apoio presencial?
Em sua maioria! No momento apenas dois cursos têm restrição para oferta em todos os polos, sendo oferecidos no Polo Rudge Ramos, devido à sua metodologia:

  • Jogos Digitais (graduação): necessita de um Professor Temático presencial na aula semipresencial que ocorre aos sábados.
  • Aconselhamento Pastoral (pós-graduação): a grade curricular exige o período de uma semana de estudos presenciais, em período integral, na sede da Universidade Metodista.

Saiba mais


Quem poderá fazer um curso de graduação a distância da Metodista?
Qualquer pessoa que tenha concluído o Ensino Médio ou equivalente, reconhecido pelo MEC.

Quais são as vantagens em realizar um curso de graduação a distância da Metodista?
São várias as vantagens de um curso EAD, principalmente ao escolher uma universidade de renome e com cursos de excelência, segundo a avaliação do MEC, como a Universidade Metodista. Os cursos na modalidade a distância superam distâncias geográficas ao oferecer a oportunidade de formação profissional com uma interação entre alunos/as e professores/as mediadas pela tecnologia da informação e comunicação, que tornam flexível a dinâmica de estudo.

O sistema de educação a distância disponibiliza ao/à aluno/a a flexibilidade de horário de estudo acessando seu ambiente de estudo de qualquer computador com conexão à internet. Essa modalidade de aprendizado estimula a autonomia de cada aluno/a ao participarem das aulas em caráter proativo, na qual ele/a busca o conhecimento e obtém completo suporte pedagógico da Metodista com um custo mais acessível.

Qual a metodologia de ensino dos cursos de graduação a distância da Metodista?
A Universidade Metodista de São Paulo utiliza diversas ferramentas que tornam eficiente o sistema de educação a distância. Nas modalidades semipresenciais elas ocorrem via satelital - é a Teleaula ao vivo -, diretamente dos estúdios da Metodista para todos os polos de apoio presencial. Os/As alunos/as comparecem ao polo para participarem das teleaulas ao vivo tendo suas dúvidas e e questionamentos respondidos, via chat, pelo professor/a temático/a (as dúvidas e respostas são reunidas por monitores pelo tutor/a local, que as enviam para a Metodista via internet, além de apoiarem outras atividades dos alunos). Na mesma data da Teleaula haverá a aula-atividade em que efetuarão as atividades propostas em grupo.

Nos cursos online e de pós-graduação elas ocorrem pela ferramenta Collaborate, um software de videoconferência que atende a esses cursos e podem ser acompanhadas de qualquer local que o/a aluno/a tenha acesso à internet.

Para ambas modalidades, as aulas podem ser acompanhadas pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (Moodle), de qualquer computador, mediante uso de senha pessoal exclusiva para matriculados. Por meio de exercícios propostos, leituras recomendadas e aulas em formato digital, os alunos desenvolvem a aprendizagem e podem se comunicar com os professores por meio da troca de mensagens, chats e acesso a outros recursos, como fóruns de discussão, questionários, download de arquivos, podcasts, vídeos, dentre outros.

Os encontros nos polos são obrigatórios para os cursos de graduação a distância?
Somente para os da modalidade “semipresencial” que ocorrem sempre no mesmo dia da semana, conforme a agenda de cada curso. Durante os encontros presenciais os/as alunos/as participam da Teleaula, ao vivo. Após a Teleaula os/as alunos/as irão para o laboratório efetuarem as atividades didático-pedagógicas, via Moodle (Ambiente Virtual de Aprendizagem).

A Metodista fornece algum material didático para os alunos da graduação a distância?
Sim. Por intermédio do AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem (sistema Moodle), os/as alunos/as acessam o plano de ensino das disciplinas/módulos, fazendo o download de materiais didáticos, textos de apoio, exercícios, atividades, vídeos, registros das aulas, fóruns, acompanhamento de evolução de atividades e avaliações realizadas, troca de mensagens, envio de tarefas, visualização do cronograma, descrição das atividades e avaliações, materiais de estudo e troca de mensagens entre aluno/a e docente.

Como são as avaliações dos cursos de graduação a distância?
Mais do que 50% da nota do aluno é obtida por meio de avaliações presenciais nos polos de apoio presencial. Tais avaliações buscam, de forma geral, integrar os conteúdos estudados. As demais avaliações são realizadas pelo envio de resultados de pesquisas, participação presencial e a distância e demais produções do aluno, individual e em grupos.

Como é o processo seletivo para ingressar nos cursos de graduação a distância?
O Processo Seletivo – EAD poderá ser realizado por duas alternativas, segundo a opção do candidato:

  1. Prova de Redação; 
  2. ENEM – utilização da nota do ENEM (Neste caso, não há necessidade de realizar a prova de redação do vestibular Metodista EAD).

 

Onde será realizado o processo seletivo?
O Processo Seletivo será realizado no Polo de Apoio Presencial - selecionado no momento da inscrição, na data e horário escolhido pelo/a candidato/a, conforme divulgado na página www.metodista.br/vestibular/ead

Como se inscrever para participar do processo seletivo?
As inscrições são realizadas, via internet, com o preenchimento do formulário disponível no endereço www.metodista.br/vestibular/ead

O candidato também pode realizar a sua inscrição no polo de apoio presencial, caso encontre qualquer dificuldade para se inscrever via internet. IMPORTANTE: A inscrição será válida somente após o pagamento da taxa de inscrição em agência bancária.

Qual o valor cobrado para a taxa de inscrição ao processo seletivo?
A taxa de inscrição é exclusiva para quem optar pela prova de redação.  Para quem optar pelo uso da nota do ENEM a inscrição é gratuita.

Qual o período de inscrição para o próximo processo seletivo dos cursos de graduação a distância?
Confira aqui as datas ao Processo Seletivo EAD.

Quais são os cursos de graduação a distância oferecidos pela Metodista?
Confira a lista completa.

Qual o valor de investimento pessoal para esses cursos?
A Metodista trabalha seus cursos com semestres letivos e, por esta razão, o/a aluno/a deverá renovar a matrícula semestralmente. O valor da mensalidade é diferenciado por regiões que poderão ser verificadas no site no momento da inscrição.

Qual a carga horária e duração dos cursos?
Bacharelado: 4 anos 
Licenciatura: 4 anos 
Segunda Licenciatura: 1,5 anos
Graduação Tecnológica: 2 anos / 2,5 anos

Quais os dias e horários das teleaulas e dos encontros presenciais dos cursos de graduação a distância?
Cada curso tem seu dia e horário específico na semana. Consulte a informação clicando no curso desejado disponível aqui no portal. 

Qual é a matriz curricular dos cursos de graduação a distância da Metodista?
 Clique aqui para conferir a matriz curricular do seu curso de interesse.

Com diploma de curso superior a distância é possível se candidatar a concursos públicos?
Sim. O diploma da modalidade a distância tem a mesma validade oficial de um curso presencial e não interfere nos processos de concursos públicos. Vale ressaltar que no Diploma não é especificado se o curso é presencial ou EAD.

Como é emitido o diploma dos cursos de graduação a distância?
O diploma é emitido pela Universidade Metodista de São Paulo e, por se tratar de outra modalidade de oferecimento, não há diferenças em relação aos diplomas emitidos para os cursos presenciais. Além disso, o Decreto 5.622, de 19/12/2005 regulamentou a equivalência irrestrita entre diplomas presenciais e a distância, o que confere a eles validade em todo o território nacional.

A Metodista oferece bolsas de estudos para os cursos de graduação a distância?
A Universidade Metodista oferece Bolsa Social, financiamentos e outros incentivos para que o/a aluno/a se beneficie para a conclusão do seu curso. Saiba mais.

É possível fazer transferência de outra instituição para os cursos de graduação a distância da Metodista?
Sim. A Universidade Metodista tem um incentivo especial para os/as interessados em se transferir de outra instituição. Saiba mais.  

Quais documentos são necessários para o processo de transferência?
Para este processo será exigida a seguinte documentação: histórico escolar completo e devidamente atualizado; programas das disciplinas cumpridas ou em curso - uma cópia devidamente autenticada pela Instituição; declaração de vínculo com a instituição de origem. Vale ressaltar alguns critérios. A transferência depende da existência de vagas remanescentes e será efetivada conforme a ordem dos critérios abaixo:

  • Menor número de adaptações; 
  • Menor número de reprovações, no curso de origem; 
  • Maior média aritmética das notas e do histórico escolar.


Em caso de transferência, é necessário realizar o processo seletivo?
Não obrigatoriamente. Caso se interesse pela transferência, é recomendável fazer o vestibular para não correr o risco de ficar sem vaga. É melhor garantir a vaga por meio do processo seletivo e, posteriormente, solicitar o aproveitamento de estudos nas disciplinas já cursadas em outra faculdade ou curso.

Verifique o período de ingresso de Transferência Externa.

Se o candidato já possui uma formação em ensino superior, é necessário realizar o processo seletivo para ingressar em um curso de graduação a distância?
Não necessariamente, desde que seja portador de diploma devidamente registrado. Deverá solicitar o ingresso como portador de diploma de curso superior e sua entrada estará sujeita à existência de vagas remanescentes. Saiba mais

É possível validar as disciplinas cursadas em outras instituições de ensino superior?
Sim. Se você foi regularmente matriculado em algum curso superior de graduação reconhecido e os créditos possam ser comprovados. Neste caso o/a aluno/a deverá solicitar, no ato da matrícula, o aproveitamento de estudos e anexar os seguintes documentos para análise da coordenadoria de curso: histórico escolar completo e devidamente atualizado; programas das disciplinas cumpridas; uma cópia devidamente autenticada pela Instituição na qual você estudou. O aproveitamento dos créditos dependerá de análise da coordenadoria de curso da Universidade Metodista.

Existe desconto na mensalidade para as disciplinas que são aproveitadas?
Mesmo que seja realizado o aproveitamento de estudos, o pagamento das mensalidades será integral e a definição sobre quais os créditos não precisam ser cursados dependerá de análise a ser realizada pela coordenação de curso.

Caso haja dispensa de todos os módulos de um semestre, o aluno fica isento do pagamento deste semestre em específico, mas se tiver que cursar um único módulo, terá que pagar integralmente a semestralidade.

É possível transferir-se de um curso presencial da Metodista para um curso de graduação a distância?
Sim. A solicitação deve ser realizada via Portal do Aluno.

O aluno poderá transferir-se de polo ou de curso uma vez que iniciar os estudos?
Sim. Desde que esteja regularmente matriculado e exista vaga. Qualquer solicitação deverá seguir os prazos do calendário acadêmico e a transferência de curso só pode acontecer entre cursos afins. Já o aluno PROUNI/Bolsa Social Metodista poderá transferir-se, contudo, perderá o direito à bolsa de estudos, visto que a bolsa PROUNI/Bolsa Social Metodista é válida somente para o curso/polo/turno ao qual se candidatou inicialmente.

Comunicar erros