Nossa identidade, nossos desafios: veja como foi o Encontro Nacional de Capacitação para Mulheres
“Porque ele é como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano de sequidão, não se perturba, nem deixa de dar fruto”. Jeremias 17.8
Enfim chegou o dia 14 de junho e, com ele, o aguardado Encontro Nacional de Capacitação para Mulheres da Igreja Metodista. Neste ano, o tema foi “As mulheres nos caminhos da missão: nossa identidade, nossos desafios”.
Da sexta, dia 14, até o domingo, dia 16, mulheres metodistas de todas as regiões do país reuniram-se na Faculdade de Teologia para refletir sobre suas próprias identidades e relembrar seus papéis como cristãs e cidadãs do Reino.
O evento foi promovido pelo Centro Otília Chaves, da FaTeo, sob coordenação da professora Margarida Ribeiro, e Confederação Metodista de Mulheres (foto acima).
O primeiro painel, abrindo a programação do evento, trouxe a perspectiva bíblica e wesleyana da missão. A professora e pastora Suely Xavier falou sobre a história da Bíblia, explicando como o texto se formou, ao longo dos anos, e abordando sua importância como expressão da relação entre o ser humano e Deus. Ela também deu dicas valiosas de como a Bíblia pode ser estudada e divulgada de diversas maneiras na comunidade de fé.
Clique aqui para ver a apresentação.
O professor e bispo Paulo Ayres Mattos falou sobre a história do movimento metodista, desde seus primórdios, destacando o chamado “Quadrilátero Wesleyano Brasileiro”, método que sintetiza o pensamento de John Wesley. Como caminho de aprendizado da Palavra de Deus, Wesley associou a leitura da Bíblia, o raciocínio, a tradição e a experiência. Unidos, esses quatro elementos – Bíblia, Raciocínio, Tradição e Experiência – foram chamados pelos teólogos de “Quadrilátero Wesleyano”. Na versão brasileira, incluiu-se mais um item: a criação, como expressão da criação divina. No quadrilátero brasileiro, os lados do quadrado são Criação, Raciocínio, Tradição e Experiência, tendo a Bíblia por elemento central, que une todos os outros.
Veja a apresentação clicando aqui.
O evento que começou com o elemento central do Quadrilátero Wesleyano – a Bíblia – seguiu abordando os outros elementos que fundamental a vivência cristã, segundo o pensamento de Wesley:
A pastora Cláudia Maria da Silva Nascimento falou sobre TRADIÇÃO.
Clique aqui.
A pastora e professora Blanches de Paula falou sobre RAZÃO.
Clique aqui.
A pastora Miriam Isabel Gallo do Amaral falou sobre EXPERIÊNCIA
Clique aqui.
A bispa Marisa de Freitas falou sobre CRIAÇÃO, citando o projeto “Amando a Criação de Deus”, que busca sensibilizar a Igreja Metodista acerca de seu protagonismo relacionado à natureza, assumindo que é parte da sua missão a preservação do meio ambiente, bem como estimular a prática de ações coerentes com esta fé.
Clique aqui para ver a apresentação.
Além dos estudos, as mulheres metodistas também compartilharam momentos de criação artística, participando da oficina de colares artesanais ministrada por Luciana de Santana, funcionária da FaTeo (acima, à esquerda) e da Noite Cultural, organizada pelas participantes da Terceira e Quarta Regiões Eclesiásticas (acima, à direita).
Após a celebração de encerramento, a cargo das mulheres da 6ª Região Eclesiástica, a bênção final foi impetrada pela bispa Marisa de Freitas.
Fotos: Luciana de Santana/FaTeo
VEJA MAIS FOTOS NA PÁGINA DO FACEBOOK DA FATEO
VEJA TAMBÉM:
Mulheres de Atitude! Nos caminhos da missão... O lema instigante do Encontro Nacional de Capacitação para Mulheres da Igreja Metodista de 2011 demonstra a disposição das participantes em serem protagonistas de uma história construída, passo a passo, rumo ao Reino de Deus. O encontro, realizado entre os dias 10 e 12 de junho, foi uma oportunidade de diálogo e partiliha de experiências.
O evento começou com uma celebração às 19h30, conduzida pela Federação de Mulheres da 1ª Região Eclesiástica. Os dias 11 e 12, sábado e domingo, foram reservados para palestras, troca de experiências e momentos culturais, com a participação da professora de artes Janira Carneiro da Silva e da pianista Liséte Espíndola.
As mulheres refletiram sobre o tema da missão auxiliadas pelo professor da FaTeo Marcelo Carneiro – que levou a perspectiva bíblico-teológica para o tema –, e por missionárias que compartilharam suas experiências de vida e trabalho.
Falaram a missionária Lourdes Teixeira Magalhães, pastora na Igreja Metodista Unida “Davis Memorial”, em New Jersey, EUA; a missionária Maria Renilda Tavares dos Santos, que atua na Região Missionária da Amazônia e a missionária Rosângela Oliveira, que trabalha na Divisão de Mulheres da Junta Geral de Ministérios Globais (EUA), como representante da América Latina.
O evento foi promovido pelo Centro Otília Chaves, da FaTeo, coordenado pelas professoras Revda Margarida Ribeiro e Revda Suely Xavier dos Santos.
CLIQUE AQUI PARA VER A APRESENTAÇÃO COM UM PANORAMA GERAL DO CURSO
Veja outras apresentações do curso:
- UM TESTEMUNHO DA PASTORA LOURDES MAGALHÃES, MISSIONÁRIA NOS EUA
- MISSÃO NA AMAZÔNIA: TESTEMUNHO DA MISSIONÁRIA RENILDA
- REFLEXÕES BÍBLICAS, MINISTRADAS PELO PASTOR MARCELO CARNEIRO
- AÇÕES EM FAVOR DA VIDA: APRESENTAÇÃO DA PASTORA ROSÂNGELA OLIVEIRA
- NOITE CULTURAL COM A PIANISTA LISÉTE ESPÍNDOLA
- AUTOCONHECIMENTO, COM FERNANDA SOUTO
E fique atenta às novas programações do Centro Otília Chaves!
ENCONTRO NACIONAL DE CAPACITAÇÃO PARA MULHERES DA IGREJA METODISTA
Saiba quais foram os temas anteriores:
2009 Reunidas na Faculdade de Teologia de 5 a 7 de junho de 2009, mulheres de todo o Brasil refletiram sobre saúde integral e espiritualidade.“Mulheres escolhem a vida” foi o tema do evento.
2010 - Mulheres anunciam boas notícias! é o tema do Encontro de 2010, de 11 a 13 de junho de 2010.