Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Assessoria de Relações Internacionais / Notícias / 2017 / Alunos da Universidade de Washington se despedem da Metodista, mas seguem viagem pelo Brasil

Alunos da Universidade de Washington se despedem da Metodista, mas seguem viagem pelo Brasil

O grupo passou duas semanas estudando língua portuguesa e cultura brasileira

14/08/2017 17h45 - última modificação 14/08/2017 17h48

“O mais importante deste programa é descobrir o que temos em comum. Aprender a nos colocar no lugar dos outros, entender que todos nós temos medo, temos dificuldades, e aprender a lidar com as diferenças”. Com essa proposta de reflexão, a Gerente de Relações Internacionais da Universidade Metodista de São Paulo, Vanessa Martins, encerrou mais uma edição do programa de intercâmbio em parceria com a Universidade de Washington, que existe desde 2010.

12 alunos americanos vieram à Metodista e passaram duas semanas estudando, visitando pontos turísticos importantes e conhecendo mais sobre a cultura, história e língua do País. Na sexta-feira (11), o grupo se despediu dos professores com uma apresentação em português sobre suas vidas.

Nela, apresentaram suas famílias, amigos, trabalhos e objetivos profissionais. Liliana Caracoza, de 23 anos, estuda Justiça Criminal e se mostra animada com a experiência de vir ao Brasil. “Eu amei! Todos são ótimos. Ficamos hospedados na casa de uma família e a Mônica é incrível, eu a amo. Ela foi super receptiva. Em geral, as pessoas aqui são muito legais e acessíveis, é bem diferente de casa”.

Liliana pretende voltar ao País para explorar mais, pois tiveram pouco tempo para conhecer a cidade. Por aqui, os alunos realizaram um tour por São Paulo, conheceram a Mata Atlântica, fizeram aulas de capoeira e língua portuguesa, visitaram o Museu Afro e o Memorial da Resistência com o professor Oswaldo de Oliveira Santos Jr., coordenador do Núcleo de Formação Cidadã, fizeram uma visita à comunidade de Paraisópolis e conversaram sobre democracia no Brasil e identidade, com as professoras Roseli Fischmann e Claudia Cezar.

A jornada continua

“Vocês foram expostos a muita informação em um curto período de tempo e agora têm a tarefa de transformar isso em conhecimento. Mais importante do que aprender algo, é saber aquilo que é importante para você”, diz o professor Paulo Bessa da Silva, um dos docentes que recebeu os alunos e os acompanhou ao longo das duas semanas. Saindo de São Paulo, os alunos ficarão no Rio de Janeiro durante três dias para descansar e conhecer os locais turísticos e partem para o Mato Grosso, onde conhecerão aldeias indígenas, as florestas e projetos sociais.

Para Justin Alonzo-Fuller, 32 anos, este período no Brasil representa tanto uma realização pessoal, quanto acadêmica, pois sempre quis conhecer o País e seus estudos estão ligados à internacionalização e direitos humanos. “Essa viagem está muito relacionada com os meus estudos, o Brasil é um país que eu já admirava de longe e eu queria uma oportunidade de apreciar os locais em pessoa”, conta.

As lições sobre aprender a lidar com outros, compreender as diferenças e se ajustar a diferentes ambientes também foram aprendidas fora das atividades propostas pela Metodista. “Tem sido muito animado, muito ocupado também e muito enriquecedor, realizador. Ficar na casa de uma família, por exemplo, foi muito diferente porque eu moro sozinho, sou mais velho. Foi divertido me reajustar a esse tipo de arranjo familiar, mas também foi bom chegar em casa e ter jantar, ter alguém para te apresentar aos locais, então estou feliz de ter conhecido todos eles”.

A professora Margaret Griesse, que acompanha estudantes nessa viagem anual, agradeceu à equipe de Relações Internacionais da Metodista e ressaltou a importância do caráter humanista do programa que permite esse crescimento pessoal e uma visão diferenciada de culturas diferentes.

Saiba mais sobre a Assessoria de Relações Internacionais da Metodista.

Confira fotos dos estudantes abaixo:

Gravação do programa Altas Horas

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , ,