Você está aqui: Página Inicial / Histórias / Cátedra Gestão de Cidades busca incentivar políticas públicas integradas

Cátedra Gestão de Cidades busca incentivar políticas públicas integradas

Seminários da Cátedra, inclusive internacionais, sempre têm políticas públicas como temática

Provocar e instigar os cidadãos a pensarem na cidade ou região onde vivem como um espaço holístico para seu planejamento, para sua gestão e para o usufruto coletivo. Parece utopia, e é. Mas é esse ideal de trabalhar com políticas públicas integradas que move as ações, eventos, reflexões, publicações, pesquisas e trabalhos da Cátedra Celso Daniel de Gestão de Cidades, instalada em novembro de 2003 na Universidade Metodista de São Paulo. Seu objetivo principal é juntar e otimizar o conhecimento universitário e o conhecimento da sociedade regional.

“Na sessão solene de instalação tivemos a presença do então ministro das Cidades, Olívio Dutra”, lembra o coordenador, professor Luiz Silvério. O ex-prefeito de Santo André Celso Daniel, morto um ano antes, foi escolhido como patrono em reconhecimento às suas atividades como pesquisador das configurações estatais, como gestor público e educador em universidade e institutos.

“Queremos contribuir para o desenvolvimento de cidades melhores para se viver por meio da produção coletiva do conhecimento, proporcionando um espaço para reflexão e ação que sustente projetos e políticas de gestão dos municípios”, descreve professor Silvério, ele próprio autor da missão da Cátedra de tomar como desafio a utopia de trabalhar com políticas públicas integradas. Exemplo de coletivismo é praticado já a partir do Comitê Executivo da Cátedra, composto por docentes de várias áreas do saber, o que garante a interdisciplinaridade e enriquece o trabalho em grupo.

Leia mais

Comunicar erros