Anuário do Ecom 2017 está disponível para download

Tema do sétimo evento tratou da multiterritorialidade no mercado

15/03/2018 14h05 - última modificação 15/03/2018 14h03

Pedro Zuccolotto

O anuário da VII Conferência Brasileira de Estudos em Comunicação e Mercado está disponível para download. O evento ocorreu nos dias 13 e 14 de novembro de 2017 na Universidade Presbiteriana Mackenzie.

O tema desta edição foi “Um Mergulho na Multiterritorialidade” e buscou não apenas reforçar a sedimentação da trajetória do ECOM, mas avançar na compreensão de que estamos diante da multiterritorialidade, conceituado por Haesbaert (2004) como produto da sobreposição de territórios hierarquicamente articulados ou encaixados.

O evento foi criado pelo grupo de pesquisa Estudos em Comunicação e Mercado (ECOM), iniciado em 2009 e cujo objetivo de estudo é a comunicação com o mercado, acontece desde 2010. Segundo Daniel Galindo, organizador do anuário, a multidisciplinaridade é extremamente importante nesse campo de estudo. “Hoje é muito difícil imaginarmos atividades que não tenham um componente que envolva troca, venda ou mercado. Hoje vivemos uma sociedade de mercado, pois somos parte do mercado. Essa área não é restrita, muito pelo contrário, é uma área extremamente aberta. Daí o porquê dessa possibilidade de trabalhar de uma forma multidisciplinar”, afirma.

O ECOM, como núcleo de estudo, objetiva sistematizar o conhecimento sobre os processos comunicacionais voltados para os aspectos promotores do consumo, das percepções construtoras das imagens corporativas e do relacionamento com as marcas, por meio de práticas convencionais e não convencionais. Evidenciando o caráter multidisciplinar que tem permeado este processo e as mudanças comportamentais presentes tanto nas organizações caracterizadas como emissoras e gestoras deste processo, como através das alterações dos hábitos de consumo e de acesso aos novos suportes midiáticos pelo consumidor/cidadão.

O arquivo está disponível para download no site oficial do evento.

Comunicar erros