Ir para o conteúdo.

.
Você está aqui: Página Inicial / JBCC / Grupos de Pesquisa #2: Grupo de Estudos de Comunicação e Linguagem (COLING)

Grupos de Pesquisa #2: Grupo de Estudos de Comunicação e Linguagem (COLING)

01/09/2017 13h35 - última modificação 21/11/2017 12h37

Vittória Cataldo 

Para conhecer melhor os Grupos de Pesquisa (GPs) da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), a Cátedra Unesco/UMESP para Desenvolvimento Regional produziu uma série de reportagens especiais, em texto e em vídeo, sobre alguns Grupos. Cada reportagem contará com informações do Grupo e entrevistas com seus respectivos líderes.

Estudos de Comunicação e Linguagem (COLING)

O segundo Grupo de Pesquisa a ser explorado nesta série é o Grupo de Estudos de Comunicação e Linguagem (COLING), que teve início em 2004 e é liderado pela professora Elizabeth Moraes Gonçalves do programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP).

O Grupo conta com 11 universidades do Brasil, como Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), a Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e com algumas do exterior. “Nós formamos aqui uma intelectualidade que se espalha pelo Brasil e pelo mundo e esse pessoal fica em contato conosco por intermédio do grupo de pesquisa”, declara Elizabeth.

O Coling busca refletir sobre as mais importantes teorias oriundas das ciências da linguagem e suas aplicabilidades no campo da comunicação. Os estudos da linguagem no contexto da comunicação têm propiciado importantes debates no atual quadro teórico-epistemológico do pensamento comunicacional, ou seja, desenvolver pesquisas nesta área do conhecimento promove o debate entre pesquisadores de diferentes instituições e contribui para o respectivo amadurecimento.

Publicações do COLING

O Grupo realizou duas publicações, no final de 2011 e em 2013, com textos redigidos pelos pesquisadores do grupo e organizados pela líder Elizabeth Gonçalves.

O primeiro livro é uma coletânea diversa com trabalhos dos pesquisadores do Coling e o segundo é mais focado na questão da orientação dos sujeitos e das reações. Elizabeth diz que o trabalho contou com a representatividade de várias universidades e enfatiza que isso é importante para entender e verificar que a preocupação com a linguagem da comunicação não está presente apenas aqui na UMESP, mas em várias outras instituições de ensino.

Eventos futuros

O Coling organiza um ciclo de palestras, denominado Café & conversa, que conta com a presença de pesquisadores convidados. Esses encontros são mensais, abertos à comunidade e ocorrem presencialmente na UMESP.

Em cada encontro é discutido o texto do pesquisador convidado e outras ideias referentes à temática. “A grande ideia do grupo é que nós podemos ser felizes, mesmo sendo pesquisadores”, enfatiza.

De acordo com Elizabeth, o grupo sempre está presente em grandes eventos. No ano passado, o Coling participou do evento de Grupos de Pesquisas na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e neste ano participará do Congresso Metodista, organizando mesas temáticas, onde alguns participantes do Grupo poderão mostrar suas pesquisas. 

Confira abaixo o vídeo com a professora Elizabeth sobre o GP: 

Comunicar erros