Ir para o conteúdo.

.
Você está aqui: Página Inicial / JBCC / Alunos do PósCom apresentam Projetos de Pesquisa em reunião do GP “Mídia, Arte e Cultura”

Alunos do PósCom apresentam Projetos de Pesquisa em reunião do GP “Mídia, Arte e Cultura”

Os três mestrandos são orientandos do professor Dr. Herom Vargas e apresentam o Exame de Qualificação neste semestre

16/03/2018 16h00 - última modificação 16/03/2018 17h09

Foto: Pedro Zuccolotto

Vittória Cataldo 

O Grupo de Pesquisa “Mídia, Arte e Cultura” (MAC), liderado pelo professor Dr. Herom Vargas, se reuniu nesta quarta-feira (14) para assistir e debater os Projetos de Pesquisa de três mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP).

A mestranda Angela Miguel Corrêa foi a primeira a apresentar o seu Projeto, intitulado “Séries Originais da Netflix: complexidade narrativa no contexto do bing-watching”, que busca investigar a forma de produção e distribuição audiovisual da plataforma Netflix.

Segundo ela, a prática do bing-watching (assistir vários episódios de uma vez), entre seus usuários, afeta a construção das ficções seriadas contemporâneas em relação às narrativas convencionais produzidas para a televisão.

Para sua pesquisa, Angela vai analisar três produções, roteirizadas, filadas e disponibilizadas pela plataforma, sendo elas: Sense8, 3% e Dark

Já o Projeto de Pesquisa “Jornalismo Cultural e Religião: a arte e a cultura pela perspectiva do Jornal Brasil Seikyo”, do mestrando Carlos Eduardo Bertin, tem por objetivo responder como um periódico religioso, pertencente à Associação Brasil Soka Gakkai (BSGI), Organização Não Governamental (ONG) centrada no budismo de Nichiren Daishonin, apresenta as temáticas da arte e da cultura em suas publicações. O aluno parte da hipótese de que as publicações do jornal Brasil Seikyo são abordadas por uma perspectiva humanista e da Cultura de Paz.

A terceira e última apresentação foi do Projeto de Pesquisa “Representação, linguagem e comunicação visual: a hegemonia do corpo/figura humana e suas implicações para os processos de comunicação visual” do pesquisador Rogério Andrade.

O estudo propõe analisar os processos de comunicação visual relativos às imagens fotográficas a partir das relações de continuidade/ruptura que estabelece com a tradição pictórica, no âmbito da representação do corpo/figura humana. O objetivo da pesquisa é estudar a linguagem e a comunicação visual, sobretudo, nas imagens fotográficas, partindo da proposição de que a representação da figura humana é um aspecto hegemônico na cultura e tradição visual e que essa predominância oferece implicações bastante relevantes sobre os processos de comunicação visual.

Depois de cada apresentação, os participantes tiraram suas dúvidas e fizeram diversos apontamentos sobre cada Projeto. Os três mestrandos são orientandos do professor Herom Vargas e apresentam o Exame de Qualificação neste semestre.

Comunicar erros