Você está aqui: Página Inicial / Gestão Comercial - Semipresencial / Matriz curricular / Matriz curricular

Matriz curricular

1º semestre

Administração de Projetos
Ementa: aborda a importância da investigação científica e habilita à compreensão das várias etapas de uma pesquisa, além da organização e gestão de projetos com múltiplos objetivos.
- Gestão de Projetos
- Projetos de Pesquisa e Metodologia

Humanidades e Direito
Ementa: aborda a compreensão do comportamento humano nas organizações, suas relações formais e informais com outras pessoas e instituições, embasadas nas ciências humanas e sociais aplicadas.
- Direito
- Relações Humanas
- Projeto de Ação Profissional

Administração Financeira
Ementa: aborda aspectos de finanças empresariais e a importância do valor do dinheiro no tempo, ressaltando as técnicas contábeis e financeiras que auxiliam na tomada de decisões.
- Finanças
- Contabilidade
- Projeto de Ação Profissional

Técnicas de Vendas
Ementa: planejamento de Vendas e Negociação. As diferentes fases da negociação até o fechamento da venda.
- Planejamento de Vendas
- Negociação e Vendas

 

2º semestre

Redes,Tendências e Empreendedorismo
Ementa: aborda conceitos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), suas aplicações e modelos de gestão e informação, para processos de tomada de decisão. Trata dos fatores de estímulo ao processo empreendedor e inovador nas organizações, assim como o desenvolvimento e aprimoramento das habilidades de negociador e de comunicador.
- Comunicação empresarial
- Tecnologia e Inovação
- Empreendedorismo

Administração Mercadológica
Ementa: aborda aspectos da teoria da administração e o gerenciamento dos elementos do composto mercadológico das instituições e suas relações com o ambiente de mercado.
- Teorias da Administração
- Gestão Mercadológica
- Projeto de Ação Profissional

Núcleo de Formação Cidadã
Ementa: aborda as questões fundamentais relativas à inclusão social e ao protagonismo dos movimentos sociais nos termos da formação cidadã e humanista. Estuda os métodos filosóficos e teorias do conhecimento, sendo a Ética um tema filosófico articulado ao pensamento crítico. A temática da Cidadania, por sua vez, contempla as questões pertinentes à práxis transformadora e a cidadania ativa a partir de diferentes campos do saber.
- Ética e cidadania
- Eletiva

Marketing de Serviços e Produtos
Ementa: desenvolvimento de uma visão geral do Marketing de Serviços e de Produtos, incorporando estratégias de comercialização e atendimento. Integrando o papel do marketing digital e das mídias sociais no processo de comercialização.
- Projeto de ação profissional
- Comercialização e Atendimento
- Marketing Digital e Mídia Sociais
- Marketing de Serviços e de Produtos

 

3º semestre

Sustentabilidade
Ementa: aborda a tomada de decisões estratégicas nas organizações públicas e privadas considerando as suas inter-relações nos aspectos sócio antropológicos, econômicos e de meio ambiente com o objetivo de promover a sustentabilidade organizacional em equilíbrio com as partes interessadas.
- Economia
- Meio Ambiente
- Projeto de Ação Profissional

Relacionamento com o Cliente
Ementa: elaboração de estratégias e políticas de relacionamento com cliente, utilizando como subsídio os conceitos e as variáveis associadas ao comportamento do consumidor. Conceitos de análise de crédito e cobrança.
- Marketing de Relacionamento no Varejo
- Comportamento do Consumidor
- Análise de crédito e Cobrança

Gestão e Planejamento no Varejo
Ementa: definição do planejamento no contexto empresarial, com foco no varejo, abordando as variáveis relacionadas às vendas. Construção de programas e estratégias para determinação de preços.
- Orçamento e Planejamento de Vendas para o Varejo
- Formação de Preço
- Projeto de Ação Profissional

Segmentação de Mercado
Ementa: compreensão dos conceitos de segmentação de mercado, integrando as ações e estratégias de trade marketing e e-commerce, no processo de gestão do varejo.
- Marketing de Relacionamento
- Trade Marketing
- Marketing Digital e E-commerce

 

4º semestre

Estratégia de Negócios
Ementa: fundamentação de canais de distribuição e seu papel na entrega de valor. Análise das estruturas de canais de distribuição. Integração de canais e sistemas de apoio à informação. Compreensão da importância e do papel do planejamento. Elaboração da oferta e escolha de mercados. Construção de um Plano de Marketing. Formação do composto de comunicação e estratégias de promoção.
- Planejamento de Marketing
- Canais de Distribuição e Logística Integrada
- Comunicação e Promoção

Excelência Operacional
Ementa: desenvolvimento de análises relacionadas às diferentes métricas aplicadas do varejo e a aplicação dos métodos de controle de qualidade disponíveis para as pequenas, médias e grandes empresas.
- Métricas do Varejo
- Gestão da Qualidade
- Projeto de Ação Profissional

Gestão de Compras e Estoque
Ementa: trata da gestão e infraestrutura logística, abordando as estratégias e processos necessários para as organizações controlarem o processo de compras, gestão de estoques, fluxo de informação, de materiais e financeiros.
- Políticas e Administração de Estoques
- Análise de custos em Estoques
- Políticas e Administração de Compras

Gestão de Operações e Serviços
Ementa: aborda especificamente os aspectos relacionados à legislação comercial e do código do consumidor. Aborda os aspectos de gestão da informação e inteligência de mercado.
- Legislação Comercial e do Consumidor (Código do Consumidor)
- Gestão da Informação e Inteligência de Mercado
- Projeto de Ação Profissional

 

Certificações Intermediárias

A cada período cursado, com a devida aprovação, o aluno recebe uma certificação intermediária. O curso oferece as seguintes certificações:

Período I e II: Gestor Inserção Gerencial I e II
Período III: Gestor de Relacionamento com o cliente
Período IV: Gestor de Planejamento e Gestão

Comunicar erros

 

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: