Sobre o curso
Com a crescente valorização das estratégias mercadológicas como diferencial competitivo sustentável entre as organizações, a Gestão Comercial demanda a existência de uma área específica composta também por profissionais com uma formação específica.
O curso de graduação tecnológica em Gestão Comercial surgiu para suprir essa demanda e contribuir com as necessidades das organizações, a fim de que as mesmas tenham profissionais mais qualificados para se tornarem ainda mais competitivas face aos desafios da competitividade global. Além disso, o curso apresenta abordagens técnica e humanística, considerando as diferentes culturas organizacionais influenciadas pelas diferenças regionais e culturais.
Objetivos do curso
O curso prepara o aluno para atuar na área de gestão, que compreende atividades de administração e de suporte à comercialização, produção e à prestação de serviços nos mais diversos setores econômico e em todas as organizações, públicas ou privadas, independente de seu porte e ramo de atuação. As atividades de gestão Comercial caracterizam-se pelo planejamento, operação, controle e avaliação dos processos que se referem aos recursos humanos, materiais, ao patrimônio, à produção e estoques, aos sistemas de informações, tributos, finanças e à contabilidade alavancando e suportando os processos comerciais..
Por isso, o curso busca:
- Formar profissionais transculturalmente eficientes, com potencial de lidar criticamente com as diversas situações de planejamento de varejo;
- Desenvolver competências estratégicas para a identificação e análise de oportunidades de mercado;
- Proporcionar ensino de qualidade adequado à realidade do aluno;
- Desenvolver o espírito crítico e criativo, aplicando-o às diferentes situações do cotidiano do aluno;
- Despertar a curiosidade intelectual para a pesquisa acadêmica;
- Valorizar o varejo e formas de atividades empresariais;
- Desenvolver a capacidade de raciocínio lógico, criativo e analítico na resolução de problemas, tomadas de decisões, trabalhos em equipe, além de proporcionar uma visão multidisciplinar fundamental à formação universitária em Gestão com foco no Varejo;
- Formar profissionais atuantes em seu meio e compromissados com as transformações sociais, em busca de uma sociedade mais fraterna e igualitária;
- Formar profissionais que flexibilizem, mobilizem o saber adquirido, de forma inovadora, a fim de que atendam à dinâmica do mercado de trabalho.
Mercado de Trabalho
O egresso estará capacitado para o desempenho ético das seguintes competências e habilidades:
- Gerenciar empresas de varejo de forma empreendedora e inovadora gerenciando sistemas de informação comerciais;
- Interpretar e operacionalizar estratégias de marketing / vendas, gestão de pessoas, logística e finanças bem como a definição de métodos de formação de preço considerando criar a avaliar possibilidades de negócios próprios;
- Identificar oportunidades de negócios visando alavancagem das vendas;
- Desenvolver estratégias comerciais focadas nas necessidades dos diferentes clientes de diferentes regiões do país;
- Planejar, operacionalizar e implantar projetos de administração de vendas e varejo;
- Atuar como consultor de prospecção de novos mercados;
- Continuar aperfeiçoando-se em termos profissionais em outros níveis.
- Considerando aspectos tributários, de custos, da concorrência e do valor para o cliente. Gerencia a área comercial de uma organização. Vistoria, realiza perícia, avalia, lauda e emite parecer técnico em sua área de formação.