Você está aqui: Página Inicial / Edições Anteriores / 2014 / Apresentação da Edição de 2014

Apresentação da Edição de 2014

A Semana de Estudos de Religião (SER) é um congresso científico anual, de caráter internacional, do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião da Universidade Metodista de São Paulo. A SER foi criada no ano de 1997 e desde então tem sido um fórum de debates acadêmicos sobre temas importantes no universo das religiões no Brasil e no mundo e de questões teóricas e metodológicas, contando desde sua primeira edição com a presença de pesquisadores de destaque no Brasil e no exterior. Na XVIII edição, abordaremos o tema: Religião e poder: a respeito dos 50 anos do golpe militar.

Há 50 anos, os militares tomavam o poder no Brasil, iniciando um longo e duro período de suspensão de respeito aos direitos dos cidadãos e às instituições democráticas. Nesse período, milhares de oposicionistas foram presos e torturadas, tendo sido instaurado um regime que se impunha por meio do terror e do denuncismo.

Nesse período, as instituições religiosas e as igrejas cristãs, em particular, tiveram um papel ambíguo. Por um lado, apoiaram ideologicamente o regime militar, por outro, se constituíram em espaços de organização de resistência. Essa cisão marcou profundamente o mundo eclesiástico no Brasil no período e traz marcas até os dias de hoje.

Tendo os 50 anos do golpe militar como ponto de partida, a XVIII Semana de Estudos de Religião da Pós-graduação em Ciências da Religião da Universidade Metodista de São Paulo convida a comunidade acadêmica para uma reflexão sobre as complexas e intricadas relações entre religião e poder, com seus desdobramentos: religião e violência e religião e resistência. Partindo da realidade brasileira, visitaremos criticamente as tradições religiosas e refletiremos sobre essas relações em contexto global.

Para esse fórum de reflexão e debates, convidamos proeminentes pesquisadores das Ciências da Religião e das demais ciências humanas do Brasil e do exterior para participarem de conferências e mesas. Também proporcionaremos à comunidade acadêmica sessões de apresentações de comunicações científicas sobre esse e outros assuntos relacionados.  

Comunicar erros