Você está aqui: Página Inicial / Grupos de Trabalho

Grupos de Trabalho

Semana de Estudos de Religião - 26 a 28 de setembro de 2017
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião
Universidade Metodista de São Paulo


1. Literatura e Religião no Mundo Bíblico

Coordenador: Prof. Dr. Kenner Terra (FUV)
[apoio e assessoria: Profs. Drs. Ademar Kaefer e Paulo Garcia]

O GT “Literatura e Religião no Mundo Bíblico” acolherá comunicações que estejam relacionadas com o imaginário, formação literária e recepção da Bíblia na tradição literária do Ocidente. Nesse sentido, as comunicações podem trabalhar com a escritura poética dos textos bíblicos (gêneros e técnicas retóricas utilizadas na sua composição e que considerem também a dinâmica de persuasão e a sua função em seus contextos históricos e sociais) ou procurem apresentar sua visão religiosa e teológica ou, então, procurem apreender a estrutura do pensamento próprio à sua temporalidade e a maneira em que ela interfere na nossa experiência do tempo histórico (o pensamento e o imaginário apocalípticos, as formas profanas da apocalíptica na literatura, no cinema, e a sua fortuna iconográfica, ligada ao poder figurativo deste tema). As comunicações podem também enfocar a apropriação dos modelos narrativos bíblicos e das suas imagens na tradição literária Ocidental, bem como o fato de que no processo de leitura o leitor procura desvendar os sentidos, os significados e as diversas possibilidades de interpretação do texto que tem diante de si (estética da recepção).
Palavras-chave: Imaginário, Textos bíblicos, Estética da recepção, Apocalíptica.

2. Espiritualidades Contemporâneas, Pluralidade Religiosa e Diálogo

Coordenador: Prof. Dr. Roberlei Panasieswicz (PUC Minas)
[apoio e assessoria: Prof. Dr. Claudio Ribeiro]

O GT “Espiritualidades Contemporâneas, Pluralidade Religiosa e Diálogo” tem por objetivo analisar a pluralidade religiosa atual e as tendências de diálogo na contemporaneidade buscando compreender a religiosidade do mundo contemporâneo. Acolhe pesquisas sobre as experiências da espiritualidade no cotidiano; dos estágios do desenvolvimento da experiência espiritual e a função da meditação; dos desvios do comportamento supersticioso e do misticismo; de práticas fundamentalistas. Pluralidade e mobilidade religiosas perpassam a realidade e os dados estatísticos da atualidade. Este contexto culturalmente plural convida as tradições religiosas e espirituais a dialogarem. Sem renegar ou desconhecer o que há de único e irrevogável em cada experiência, trata-se de perceber, no convívio com a diversidade, o dinamismo espiritual que está entre e para além das religiões/espiritualidades. Incluem-se nesse debate aquelas expressões laicas e sem deus. O diálogo inter-religioso que elas todas proporcionam faz repensar o sentido de tolerância e o compromisso ético dessas espiritualidades com a paz mundial.
Palavras-chave: Espiritualidades contemporâneas, Pluralidade religiosa, Diálogo, Religiosidade.

3. Gênero e Religião: tendências e debates

Coordenadora: Profa. Dra. Fernanda Lemos (UFPB)
[apoio e assessoria: Profa. Dra. Sandra Duarte e Profa. Dra. Naira Pinheiro]

O GT "Gênero e Religião: tendências e debates" tem como objetivo propor discussões de pesquisas que envolvam a articulação entre gênero e religião, buscando analisar as implicações de gênero dos sistemas simbólico-religiosos que informam as/os fiéis e as instituições sociais de maneira geral. Essa análise se dará em perspectiva interdisciplinar, e o GT pretende reunir pesquisas em torno do eixo gênero e religião a partir de diversas áreas de conhecimento como a sociologia, a antropologia, a história, a teologia, a psicologia dentre outras. A religião, mesmo em um contexto secularizado, ainda se mostra como um importante sistema de sentido na conformação das subjetividades masculinas e femininas. Seu poder normatizador e regulador tem sido frequentemente discutido no âmbito dos estudos feministas. Por outro lado, as ortodoxias religiosas se deparam com a heterodoxia da vida cotidiana dos sujeitos religiosos, o que relativiza significativamente o poder regulador das instituições e dos sistemas de sentido religiosos. O GT acolherá propostas de comunicações que discutam aspectos teórico-metodológicos dos estudos de gênero e religião, bem como propostas que analisem os câmbios ou continuidades do discurso religioso acerca dos papéis sociais de sexo num contexto de redefinição das identidades de gênero. São bem-vindas propostas que articulem gênero e religião na discussão da violência, seja ela doméstica, urbana, nas instituições religiosas, nas relações de trabalho; na discussão da diversidade sexual; da bioética; da laicidade; da política dentre outros.
Palavras-chave: Gênero, Religião, Identidades.

4. Religião como Texto: Linguagens e Produção de Sentido

Coordenador: Prof. Dr. Douglas Conceição (UEPA)
[apoio e assessoria: Prof. Dr. Paulo Nogueira]

O GT "Religião como Texto: Linguagens e Produção de Sentido" pretende oferecer um fórum para a discussão de questões teóricas referentes ao papel dos símbolos, narrativas e sistemas religiosos na criação de sentido, sistemas comunicativos complexos e universos poéticos. Serão abordadas também análises de obras literárias, míticas, imagéticas, gestuais, em perspectiva da semiótica, da hermenêutica, da crítica literária, entre outras. A religião é parte constitutiva das primeiras formas de expressão da cultura, presente em antigos sepultamentos adornados simbolicamente, nas estatuetas portáteis de deusas, nas pinturas rupestres, entre outras manifestações pré-históricas. Diferentes abordagens científicas concordam com o fato de que estas formas simbólicas religiosas estão intrinsecamente relacionadas com as primeiras articulações da linguagem. A parceria entre linguagem e religião é, portanto, fundamental para entender as implicações de uma em relação à outra e para compreender como a religião se manifesta como texto, estruturada e traduzida em muitas formas de linguagem em relação: ritos, símbolos, narrativas, cultura visual, entre outros.
Palavras-chave: Religião e Linguagem, Produção de Sentido, Hermenêutica, Religião e Textualidade, Narratividade, Cultura Visual.

5. Religião e Educação

Coordenador: Prof. Dr. Marcelo Furlim (UMESP)
[apoio e assessoria: Prof. Dr. Rui Josgrilberg]

O GT "Religião e Educação" organiza os estudos e pesquisas da relação entre educação, cultura e religião, campo este que se abre sistematicamente aos pesquisadores de Teologia e de Ciências da Religião, assim como de áreas afins. Com perspectiva interdisciplinar, sua intenção é compreender os diferentes processos de ensino e aprendizagem nos espaços escolarizados e comunitários. Esse núcleo abrange temas como ensino religioso, educação em diferentes espaços confessionais, diversidade, formação inicial e continuada, formação de lideranças para movimentos e estudo dos diferentes segmentos escolares, entre outros. Tais elementos estão relacionados à compreensão e à transformação das práticas e conduções da vida e políticas educacionais apresentadas como plataformas para a ordenação e a direção das relações da humanidade com seu entorno (natureza, transcendência, alteridade).
Palavras-chave: Educação, Religião, Ensino religioso.

6. Protestantismo e Pentecostalismo

Coordenador: Prof. Dr. Edin Abumanssur (PUC SP)
[apoio e assessoria: Prof. Dr. Paulo Barrera]

O GT "Protestantismo, Pentecostalismo e Poder" pretende manter-se como um fórum de agregação dos pesquisadores que pensam e produzem conhecimento sobre os protestantes e os pentecostais em suas diferentes vertentes, suas formas de inserção na realidade brasileira e, consequentemente, o complexo de temáticas relacionadas e correlatas. Neste sentido, esse grupo acolherá trabalhos e pesquisadores do campo teológico bem como das Ciências da Religião. O campo religioso brasileiro tem apresentado tal dinamismo e capacidade de transformação que a especialização em seus diferentes sub-temas tem se tornado uma exigência nos últimos anos. As várias leituras e interpretações que o movimento pentecostal suscita no meio acadêmico, a multiplicidade e as particularidades do fenômeno exigem o olhar dedicado do estudioso. Ainda que seja impossível esgotar as possibilidades hermenêuticas desse quadrante do campo religioso, é do interesse dos pesquisadores a manutenção de uma legibilidade mínima do referido quadrante.
Palavras-chave: Protestantismo, Pentecostalismo, Campo religioso.

7. Cultura visual e Religião

Coordenador: Prof. Dr. Frederico Pieper (UFJF)
[apoio e assessoria: Prof. Dr. Helmut Renders]

O GT "Cultura visual e religião" tem por objetivo reunir pesquisas que explorem a mútua relação entre cultura visual e religião. Para tanto, acolhe trabalhos que tratem das diversas formas pelas quais a cultura visual ganha expressão (ícones, fotografia, gravura, escultura, artes plásticas, cinema, etc.), dos mais diversos períodos históricos, tradições religiosas e culturas. Consideram-se também trabalhos que proponham análises da força performativa de imagens e sobre a metodologia para interpretação da cultura visual contemporânea. O GT parte do pressuposto de que a atenção a esse aspecto da cultura é uma resposta ao avanço da “visualização” e “estetização” da cultura contemporânea, com a expansão dos mundos imagéticos para todas as áreas da vida, desde ao cotidiano até a ciência. O problema que o seminário propõe desenvolver é acerca de como a religião participa desse fenômeno, bem como das implicações que este tem para se pensar a religião na cultura contemporânea. Esse tipo de estudo tornou tema específico da investigação científica desde a década 90 do século passado, dando continuidade às intuições de Wittgenstein, Merleau-Ponty, Panofsky dentre outros, representando um campo de pesquisa que pode envolver estudos de textos sagrados e história da religião, bem como da relação entre cultura e religião a partir de diferentes formas de produção do olhar e da imagem, por exemplo, fotografias, filmes, pinturas, gravuras, artefatos e aspectos pictóricos de metáforas.
Palavras-chave: imagem, estética, cultural visual

8. Práxis religiosa e dimensão pública

Coordenador: Prof. Dr. Roberto Zwetsch (EST)
[apoio e assessoria: Prof. Dr. Nicanor Lopes]

O GT tem por objetivo discutir a diversidade das práticas religiosas de comunidades cristãs ou não, a relação entre povo e lideranças, e até que ponto as práticas religiosas vividas pelas pessoas incidem na vida pública da sociedade. A teologia pública ultimamente vem demonstrando que as comunidades de fé desempenham um importante papel na sociedade porque abrem espaço para a celebração e o apoio concreto às pessoas em suas dificuldades e anseios. Mas para além dessa função, as comunidades religiosas também ocupam um espaço público que precisa ser analisado de forma atenta e crítica, sobretudo no atual momento político da sociedade brasileira. As tendências conservadoras que dominam o atual parlamento brasileiro indicam verdadeiros retrocessos em diversos pontos da legislação como no que se refere a crianças e adolescentes, às mulheres, e a diferentes minorias. O GT pretende abrir espaço para comunicações e pesquisas que venham a ajudar na análise dessas questões e outras correlatas.
Palavras-chave: práticas religiosas diversas, comunidades de fé, espaço público, tendências religiosas conservadoras, direitos sociais sob a ótica religiosa

 

Confira a programação dos grupos de trabalho:

 

GT 1. Literatura e Religião no Mundo Bíblico

Coordenador: Prof. Dr. Kenner Terra (FUV)
Dia 26 de setembro (terça-feira), 14h. Sala: Prédio Capa 113

1. Asherah, a ausência erótica de Deus
Angelica Tostes Thomaz

2. A Eleição de Israel em Perspectivas Diferentes
Leandro Formicki

3. Do lamento à celebração: o abjeto como criação de identidade no Apocalipse 18 Camila Moreira

4. O Estrangeiro no Evangelho de Lucas: um olhar a partir de Lucas 10.25-37
Thiago Souza Moreira

5. Nobre e gente comum”? Análise de um problema de tradução no Salmo 49.3 [TM]
Tiago Abdalla Teixeira Neto

6. A magia/milagre canonizada na carta de Tiago 5.12-20
Renato Cunha Silva

7. Magias de amarrações e os Papiros Mágicos Gregos
Kellen Christiane Rodrigues de Araujo

8. Religiosidades benjaminitas: explorações onomáticas.
Silas Klein Cardoso

Dia 27 de setembro (quarta-feira), 14h. Prédio Capa sala 113

9. Jesus o cruzador de fronteiras étnico-sociais e seus paradigmas
Diego Vinicius de Castro

10. Novas conclusões sobre os muros da Jerusalém de Neemias
Omar João da Silva

11. Tribos de Israel? Uma leitura de Juízes 5
Leide Jane Soares dos Santos

12. O contexto histórico da narrativa de Jacó em Gênesis
Agustinus Syukur

13. Legitimação e Construções de Identidades em Jerusalém no Início do Período do Segundo Templo: Um Estudo das Tradições dos Patriarcas e de Moisés no Êxodo e no Horeb
Rogério Lima de Moura

14. O estilo pessoal do Discípulo Amado, São João, à luz da teoria keirseyana dos temperamentos
Enio Starosky

15. A Cosmovisão Apocalítica de 1 Enoque a partir de uma perspectiva dualista Oseias Silva dos Santos

16. Os Óstracos de Samaria: uma análise as variantes textuais hebraicas em Samaria entre o séc. IX e VIII aEC a partir da teoria da sociolinguística de William Labov
Dr. Élcio Valmiro Sales de Mendonça


GT 2. Espiritualidades Contemporâneas, Pluralidade Religiosa e Diálogo

Coordenador: Prof. Dr. Roberlei Panasieswicz (PUC Minas)
Dia 26/09 (terça-feira), 14h. Prédio Capa sala 115

1. Sofrimento, espírito e palavra: os contornos da experiência religiosa em Thomas Müntzer lidos a partir de referenciais do pluralismo religioso
Martin Santos Barcala

2. Hospitalidade inter-religiosa
Fernando Cardoso Bertoldo

3. Espiritualidade maçônica: aspectos do “religare” no rito escocês antigo Anderson Clayton Fonseca Tavares

4. Apontamentos de uma centelha de esperança social: abordagens da teologia messiânica e sua proposta de salvação
Anderson dos Santos Antonio

5. Fé visual: produções cinematográficas e as espiritualidades contemporâneas
Hamilton Matheus da Silva Ribeiro

6. Os usos da medicina rústica dentro do protestantismo rural
Lauana A. Flor

7. Apontamentos sobre memória, tempo e lugar sagrado no Vale do Amanhecer
Altierez dos Santos

Dia 27/09 (quarta-feira), 14h. Prédio Capa sala 115

8. A Fé como símbolo de pluralidade religiosa
Daniel Vieira

9. Teologia das religiões para além do doutrinário
Alonso S. Gonçalves

10. Secularização, crise das instituições e espiritualidade laica
Hamilton Castro

11. Modelos de espiritualidade a partir da Psicologia: diálogos sobre espiritualidade humana na visão de Martin Seligman e Viktor Frankl
Antônio de Jesus Silveira Leite

12. O rosário e a identidade católica: entre a tradição e a contemplação
Rogério Pamponet Rodrigues

13. Evangélicos e Maria de Nazaré: uma relação desconfortável
João Marcos de Oliveira Silva

14. Tensões entre católicos e reformados no contexto do século 17 no Nordeste brasileiro: os mártires de Cunhaú e Uruaçu em revisão
Elaine Martins Donda

 

GT 3. Gênero e Religião: tendências e debates

Coordenadora: Profa. Dra. Fernanda Lemos (UFPB)
Dia 26 de setembro (terça-feira), 14h. Sala: Prédio Capa 421

1. Uma imagem “QUEER” do Deus cristão como uma nova perspectiva teológica
Marcela de F.M.Máximo Cavalcanti.

2. Gravidez na adolescência no Brasil
Fernanda Estrella e Debora Beyer

3. Enfrentamento a violência sexual e doméstica
Fernanda Estrella e Débora Daiane Beyer dos Santos

4. ‘God giving birth - 1968’: Um estudo simbólico da representação teológica feminista de Deus
Mariana Rezende Dini.

5. A “inserção” da mulher na Folia: a plausibilidade mítica e o embrionário empoderamento feminino
Andiara Barbosa Neder

6. Matéria sagrada
Dr. Daniel Stosiek.

7. A mística do sistema lua-terra e o papel sacerdotal das mulheres em religiões contemporâneas.
Lídia Maria da Costa Valle

8. Gênero e Religião no Congresso Nacional: a trajetória de vida e atuação de Benedita da Silva na 55ª Legislatura.
Maria de Lourdes Ventura de Oliveira.

Dia 27/09 (quarta-feira), 14h. Prédio Capa sala 421

9. “Encarando a modernidade”: uma análise das representações de gênero presentes na revista feminina batista Visão Missionária no período de 2015.
Eliana Aparecida Amancio.

10. Frente Parlamentar Evangélica: uma união entre política e religião
Ana Luíza Gouvêa Neto

11. As mulheres na ótica da Igreja Católica sob o pontificado de João Paulo II e seus desdobramentos nos papados subsequentes.

12. Espiritualidade e saúde: contexto religioso de mães de crianças microcefálicas
Alberlene Baracho Sales.

13. Gênero e religião: as ameaças à família tradicional brasileira
Tainah Biela Dias

14. A sacralização religiosa da heterossexualidade cisgênera no brasil
Fernanda Marina Feitosa Coelho

15. A Impropriedade de Maria Mãe de Jesus como Modelo de Mulher Segundo a Teologia Indecente de Marcella Althaus-Reid.
Michel Nahas Filho.


GT 4. Religião como Texto: Linguagens e Produção de Sentido

Coordenador: Prof. Dr. Douglas Conceição (UEPA)
Dia 26/09 (terça-feira), 14h. Prédio Capa sala 211

1. A arte literária de Machado de Assis: quando o sagrado e o profano promovem a reflexão religiosa
Ivna Maia Fuchigami

2. O divino como inefável e sua representação no discurso lírico de cunho religioso
Kellen Borges

3. A profanação do ser da guerra e da guerra do ser: os dilemas do poder (anti)ético na releitura da obra O prisioneiro, de Érico Veríssimo
Rita de Cassia Scocca Luckner

4. Sons of Anarchy: de Hamlet a Jesus Cristo, da tragédia à esperança
André Daniel Reinke

5. Traços do grotesco e do sublime no Evangelho de Marcos
Paulo Sérgio Macedo dos Santos

6. Os símbolos como a essência da religião em Talal Asad e suas aproximações com o conceito de virtualidade real em Manuel Castells, na busca pela compreensão do fenômeno das ressignificações nas comunidades religiosas virtuais
Marcos Simas

7. A Virgem Maria e suas representações na obra Livro do Rosário de Nossa Senhora (1573), de Frei Nicolau Dias, O.P.
André Rocha Cordeiro

Dia 27/09 (quarta-feira), 14h. Prédio Capa sala 211

8. Carnavalização no processo de reescrever Jesus: considerações sobre o romance A última tentação, de Kazantzákis
José Renato dos Santos

9. Mitologia e reprodução textual: a vida dos textos da cultura no espaço da semiosfera
Vanderlei Dorneles

10. O Banquete de Trimalcião como um microcosmo social
Danielle Lucy Bósio Frederico

11. Imaginários que se tocam: a proximidade simbólica entre espíritas e pentecostais na religiosidade popular – os casos da Mulher do Algodão e da Pastora Elizabete Batista
Helena Raquel França Costa

12. Mulheres perigosas no Cristianismo Primitivo e na cultura popular
Jonatas de Sousa

13. Paulo e o Leão Fabuloso: a recepção de um conto folclórico no Cristianismo Primitivo
Guilherme de Figueiredo Cavalheri

14. Grafites eróticos de Pompeia: a representatividade da sua iconografia como amuleto mágico
Gabriela D. de O. Muniz

GT 5. Religião e Educação

Coordenador: Prof. Dr. Marcelo Furlin (UMESP)
Dia 26/09 (terça-feira), 14h. Prédio Capa sala 213

Abertura: Educação e religião em vias de linguagem
Prof. Dr. Marcelo Furlin (UMESP)
Prof. Dr. Rui Josgrilberg (UMESP)

Comunicações:

1. Leitura e educação: as ambiguidades do discurso literário presentes no conto “A igreja do diabo”, de Machado de Assis
Dra. Ana Lúcia Trevisan (UMESP- UPM)

2. Machado de Assis e a educação: uma reflexão atual
Ivna Maia Fuchigami

3. O ensino religioso confessional e a judicialização do estado laico
Denis Souza

4. “A ordem” e os riscos do ensino religioso para a educação brasileira
Rafael Henrique Colavite de Aguiar

5. Religião, educação e pensamento utópico: breve análise da obra “Pampaedia”, de Jan Amós Comenius
Weverson Marques de Andrade

Dia 27/09 (quarta-feira), 14h. Prédio Capa sala 213

Coloquiando sobre os desafios do ensino de Teologia presencial e a distância
Dra. Blanches de Paula (FATEO)
Dr. João Batista Ribeiro Santos (FATEO)

Comunicações:

6. Sombra e água fresca: uma inter-relação entre educação e a espiritualidade da criança e do adolescente
Beatriz da Silva Faleiro

7. Aconselhamento Pastoral e suas práticas pedagógicas
Priscila Leite de Souza

8. TCC: Gigantes ou moinhos? - Partilhando desafios e experiências da escrita acadêmica nos 10 anos de Teologia (EAD)
Lídia Maria de Lima

9. Discipulado problematizador: uma proposta para a formação de sujeitos de fé
Priscila Alves Gonçalves da Silva

10. Discurso “sagrado” em solo “profano”: o discurso sobre a categoria “gênero” no processo de elaboração do Plano Municipal de Educação de Jundiaí, SP, 2015.
Pedro Nolasco Camargo Guimarães


GT 6. Protestantismo e pentecostalismo

Coordenador: Prof. Dr. Edin Abumanssur (PUC SP)
Dia 26 de setembro (terça-feira), 14h. Prédio Capa sala 221

1. Protestantismo brasileiro na Região Metropolitana de Toronto, Canadá.
André Bezerra Paes.

2. O papel da comunidade evangélica no contexto migratório haitiano para o Brasil: o haitiano e a Igreja Adventista da Promessa em São Paulo
Bernadete Alves de Medeiros Marcelino

3. O xamanismo e a pentecostalização da fé indígena – um estudo de caso a partir da aldeia Moreira do povo terena
Iago Freitas Gonçalves

4. A laicidade do estado brasileiro e a religião na política nacional
Marjorie Maria da Silva Nascimento

Dia 27 de setembro (quarta-feira), 14h. Prédio Capa sala 117

5. Idolatria e economia: a crítica à idolatria do dinheiro na tradição protestante e o surgimento do capitalismo moderno
Adriel Moreira Barbosa

6. A liberdade Cristã a partir de Lutero: aspectos ontológicos e práticos.
Juliana de Santana Oliosi

7. “O Norte Evangélico”: A imprensa protestante e o regime republicano em Belém do Pará (1916-1931)
Rafael da Gama

8. Os pentecostalismos brasileiros entre a secularização e a modernidade
Wesley Silva Bandeira


GT 7. Cultura visual e religião

Coordenador: Prof. Dr. Frederico Pieper (UFJF)
Dia 26 de setembro (terça-feira), 14h. Prédio Capa sala 417

1. Uma proposta de periodização da cultura visual evangélica brasileira: surgimento, abrasileiramento e metamorfização glocal
Dr. Helmut Renders

2. Uma ‘outra’ forma de comunicação iconográfica: As imagens das garotas youtubers e a busca por novos significados
Patricia Garcia Costa

3. O formato do videoclipe na cultura da música gospel brasileira: narrativas e conteúdos
Flávia Medeiros

4. Mutação da identidade visual religiosa: um estudo sobre a Igreja Messiânica Mundial no Brasil.
Renan Lescano Romão

5. Nossa Senhora do céu, da terra e das telas: a comunicação visual das muitas Marias e a imagem do Sagrado Feminino no cinema
Patricia S. Machado

6. O método de Georges Didi-Huberman e a interpretação das imagens religiosas medievais.
Dr. Etienne Alfred Higuet.

7. Uma análise do filme Silêncio de Martin Scorsese
Elainy Fátima de Souza

8. Mística e poder: uma perspectiva em Deus e o diabo na terra do sol, filme de Glauber Rocha.
Madson Veríssimo

9. Pascal e a iconoclastia
Ivna Maia Fuchigami

 

GT 8. Práxis religiosa e dimensão pública

Coordenador: Prof. Dr. Roberto Zwetsch (EST)
Dia 26/09 (terça-feira), 14h. Prédio Capa sala 111

1. Uma crítica ao conceito de Idolatria do Estado de Franklin Ferreira
Vinnícius Almeida

2. A mordomia cristã e a sua responsabilidade no esgotamento dos recursos planetários
Dra. Ângela Maringoli

3. A vida na missão do metodismo poços-caldense: uma análise crítica sobre a práxis missionária no âmbito da ação social à luz do Plano de Vida e Missão.
Lays Rocha Moreira dos Santos

4. As contribuições das Comunidades Eclesiais de Base-CEBs, nos anos de 1970 a 1990 para o processo de secularização no catolicismo
Letícia Aparecida Ferreira Lopes Rocha

5. O racionalismo econômico do neoliberal Hayek e a nova versão do amor ao próximo
Daniela Leão Siqueira

6. Rubem Alves, um contemporâneo no protestantismo latino-americano.
Giovanni Catenacci

7. Mães pentecostais contra o Estado: mística política de resistência à militarização da vida.
Fellipe dos Anjos.

Comunicar erros