Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Projeto Aquarela - Terceira Idade / Notícias / Equilíbrio é a chave para envelhecer com saúde, diz fisioterapeuta

Equilíbrio é a chave para envelhecer com saúde, diz fisioterapeuta

Carolina Bettio foi a palestrante do último encontro Uma Tarde na Universidade

29/05/2018 12h55 - última modificação 29/05/2018 13h05

O que é saúde para você? Para alguns dos participantes do Programa Aquarela – Terceira Idade na Universidade saúde é: estar bem para fazer suas atividades diárias, estar em exercício constante para não atrofiar o corpo e a mente e respeitar suas limitações. Para Carolina Bettio, responsável técnica da Policlínica da Universidade Metodista, saúde é tudo isso e, acima de tudo, equilíbrio.

Carolina palestrou no encontro Uma Tarde na Universidade de 28 de maio sobre “envelhecimento e saúde”. A fisioterapeuta complementa os pontos de vista dos membros do Aquarela com definições da Organização Mundial da Saúde (OMS) que define a saúde não como a ausência de doenças, mas um estado completo de bem-estar físico, mental e social, e da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, que defende o conceito de um estado de razoável harmonia entre o sujeito e a sua própria realidade.

“Quando falamos de dor, muitas pessoas acham normal, mas não acho normal. Vivemos numa sociedade que não faz prevenção. Nós temos que fazer atividade física ao longo de nossas vidas para que consigamos ficar bem quando mais velhos. Saúde é tudo isso que vocês disseram: estar bem fisicamente e cognitivamente”, diz a profissional.

Ela acredita, ainda, que é fundamental prezar pelo equilíbrio em tudo – na alimentação, nas atividades físicas, nas relações sociais. “O nosso corpo é como uma engrenagem. Se uma parte não funciona bem, todo o resto tem problemas. Com atividades que vocês incluem no dia a dia podem ter uma vida melhor por mais anos de vida”.

Segundo Carolina, entre essas pequenas iniciativas estão atividades físicas, convívio em grupo, projetos artísticos que estimulam a mente, uma alimentação equilibrada e atendimento com profissionais de áreas, como educação física, fisioterapia e nutrição. "O estímulo constante é muito importante", finaliza.

Confira fotos do evento:

"Envelhecer com Saúde" - Uma Tarde na Universidade

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , ,
X