Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Projeto Aquarela - Terceira Idade / Notícias / Em roda de conversa, profissionais falam sobre a terceira idade sob diferentes pontos de vista

Em roda de conversa, profissionais falam sobre a terceira idade sob diferentes pontos de vista

Psicólogas, fisioterapeuta e teóloga debatem desafios e oportunidades que idosos enfrentam

27/09/2017 12h54

Teve início na última segunda-feira (25) a Semana Aquarela, evento organizado pelo Núcleo de Arte e Cultura (NAC) da Universidade Metodista de São Paulo. A Semana celebra o Dia do Idoso, que acontece em 1º de outubro, e propõe uma série de atividades e reflexões acerca da vida na terceira idade.

A primeira atividade reuniu as psicólogas Mariantonia Chippari e Angélica Capelari, do curso de Psicologia da Metodista, a teóloga Blanches de Paula e a fisioterapeuta Carolina Lucena Ferreira Bettio para bater um papo a respeito de qualidade de vida e saúde na terceira idade. Com a presença de alunos da Universidade e participantes do grupo Aquarela, as profissionais conversaram a respeito das mudanças que acontecem na terceira idade e como elas podem representar oportunidades.

A professora Angélica ressaltou que estamos envelhecendo desde o momento em que nascemos e que é preciso saber lidar com essas transformações na vida. “Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), qualidade de vida é um bem-estar pleno, não a ausência de doenças. Nós temos mais dificuldades quando ficamos mais velhos, mas podemos ter qualidade de vida ao longo do caminho, tudo depende de como encaramos essas mudanças”.

Blanches falou sobre a velhice no contexto da Teologia: “O contar histórias não é só pela história, mas pela sabedoria que se transmitiu. Uma dimensão que a gente aprende na Teologia é que a capacidade de escuta nos ajuda muito no envelhecimento mais saudável, mais integro, mais pleno de sentidos”, declara Blaches. Ela destaca três palavras fundamentais nesse processo que são respeito, sabedoria e justiça.

De acordo com ela, o respeito é o trazer para perto, é se aproximar e tratar bem, a sabedoria vem desse diálogo, de saber ouvir a sabedoria das pessoas mais velhas e a justiça, que é olhar o outro como um igual, olhar o mundo de forma mais plena, justa e leve.

O público também participou com contribuições a respeito de suas experiências de vida. Diversos integrantes do Aquarela - Terceira Idade falaram a respeito da importância do programa depois da aposentadoria e como as atividades os ajuda a seguir em frente com alegria e saúde. 

Semana Aquarela

Entre os dias 25 e 29 de setembro, o NAC preparou uma série de atividades em parceria com outros setores da Metodista para discutir saúde, bem-estar, integração e outros diversos aspectos da vida dos idosos. Para conferir a programação completa, clique aqui.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , , , , ,