Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação em Ciências da Religião / Notícias / Metodista recebe o arqueólogo Israel Finkelstein

Metodista recebe o arqueólogo Israel Finkelstein

Por José Ademar Kaefer

13/10/2015 15h30 - última modificação 28/10/2015 14h12

A semana dos dias 7 a 10 de outubro foi bastante especial para o estudo bíblico na Universidade Metodista de São Paulo, pois tivemos a presença do mais renomado arqueólogo do mundo da Bíblia na atualidade: Israel Finkelstein. Professor do Departamento de Arqueologia e Civilizações do Antigo Oriente Próximo da Universidade de Tel Aviv e diretor da expedição Meguido, Israel Finkelstein teve uma agenda cheia na UMESP: realizou duas conferências e dois seminários.

Nos dias 7 e 8, participou da Semana de Estudos da Religião do curso de Ciências da Religião, com as conferências: “A Arqueologia da Jerusalém Bíblica: 1000-700 AEC” e “Bíblia e Arqueologia ou Arqueologia e Bíblia?”. No dia 9, Finkelstein participou do seminário do grupo de pesquisa “Arqueologia do Antigo Oriente Próximo”, com o tema: “Israel Norte”, e no dia 10, do seminário organizado pela ABIB-SP (Associação Brasileira de Pesquisa Bíblica) na FATEO, com o tema: “A Monarquia Unida”. 

Foi um grande momento para a comunidade acadêmica tomar conhecimento do que está sendo escavado nas terras da Bíblia e da implicação das novas descobertas arqueológicas para a compreensão da história dos povos da Bíblia. Novidades essas que irão reger os estudos bíblicos nos próximos anos. Na oportunidade também foi feito o lançamento do mais recente livro de Israel Finkelstein “O Reino Esquecido”, traduzido pelos doutorandos do Programa, Silas Klein e Élcio Mendonça, e publicado pela editora Paulus.

Comunicar erros


SOBRE O PROGRAMA
X