Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Policlínica / Notícias / Acompanhamento nutricional não é só para quem quer perder peso

Acompanhamento nutricional não é só para quem quer perder peso

15/04/2015 18h20 - última modificação 15/04/2015 18h28

Foto: Gisele Fap

Perder peso não é o único objetivo das pessoas que procuram os serviços de nutrição da Policlínica Metodista. As motivações também envolvem prevenção de doenças, manutenção da saúde, doenças crônicas não transmissíveis – como a diabetes e doenças cardiovasculares – e nutrição esportiva.

A responsável técnica do Núcleo, Karina Stefani, explica que, na primeira consulta, o paciente passa por uma avaliação completa. “Com aproximadamente uma hora de duração, checamos quais são as queixas, o que ele espera do acompanhamento, se já fez tratamento em outro lugar. Também aplicamos um questionário para saber como está a alimentação e o que pode ser mudado”.

Segundo a nutricionista, na consulta seguinte é feita a devolutiva, na qual é desenvolvido um cardápio específico. “Os demais retornos são agendados de acordo com os objetivos e o sucesso do tratamento, em períodos que variam entre 15 dias, se o paciente tiver mais dúvidas e necessitar de um acompanhamento maior, e 30 dias, se estiver conforme o planejado”.

Karina destaca que também é realizada uma avaliação antropométrica, em que são verificados peso, altura, medidas, percentuais de gordura corporal (obtidos tanto com manualmente com o adipômetro como com o aparelho de bioimpedância, mais preciso, capaz de estimar a composição do organismo). “As avaliações são feitas em uma sala específica e as consultas acontecem em consultórios individualizados”.

A profissional ressalta que, para o cálculo das dietas é usado um programa específico, o Dietwin. Já para o armazenamento das informações dos pacientes, o prontuário foi criado exclusivamente para a Policlínica. O software utilizado é o mesmo adotado em hospitais de referência, como o Sírio-Libanês, a Beneficência Portuguesa e a Rede D’Or São Luiz, e está disponível em todos os consultórios.

A Policlínica

Desde 2010, quando reuniu todas suas clínicas em um só local, a Policlínica Metodista oferece serviços integrados por meio do trabalho de alunos, professores e profissionais contratados para melhor atender à população da região. Dentre os serviços oferecidos, estão a realização de exames de Análises Clínicas e os atendimentos nas áreas de Educação Física, Fisioterapia, Odontologia, Psicologia, Pediatria e Ginecologia. A Policlínica abrange ainda as atividades da Academia-Escola (natação, hidroginástica e musculação), acompanhamento no Núcleo de Referência em Esporte, Exercício Físico e Saúde; e acupuntura.


Policlínica – Universidade Metodista de São Paulo
Local: Rua Planalto, 106, Rudge Ramos, São Bernardo do Campo.
Horário de atendimento: de 2ª a 6ª feira, das 7 às 22 horas, e aos sábados, das 7 às 13 horas.
Telefone: 4366-5565. 

Esta matéria foi publicada no Jornal da Metodista.
Conheça Outras.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , ,