Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Pós Graduação e Pesquisa / PIBIC / Projetos aprovados / 2013/2014 / A relação entre o transcendente e o terreno no corpo da vida: uma análise teológica da obra Dona Flor e Seus Dois Maridos, de Jorge Amado.

A relação entre o transcendente e o terreno no corpo da vida: uma análise teológica da obra Dona Flor e Seus Dois Maridos, de Jorge Amado.

Aluno: Wanderson Salvador Francisco de Andrade Campos

Orientador: Prof. Dr. Claudio de Oliveira Ribeiro

Título: A relação entre o transcendente e o terreno no corpo da vida: uma análise teológica da obra Dona Flor e Seus Dois Maridos, de Jorge Amado.

Resumo:

Este trabalho busca o diálogo entre Literatura e Teologia dentro do Romance Dona Flor e Seus Dois Maridos, de Jorge Amado. Essa obra, como tema central, tratado conflito que acontece entre o espírito e a matéria. Assim acreditamos que esse romance de Jorge Amado possa nos mostrar o caminho para resolver uma temática muito debatida, mas ainda não resolvida: “Como estabelecer uma relação de harmonia entre o transcendente e o terreno dentro da vida humana?”.  Compreendendo que tanto a Literatura como a Teologia utilizam das palavras para explicar e expressar os anseios e desejos da vida humana, utilizaremos essa aproximação para compreender, dentro da obra amadiana, como essas duas realidades que sempre existiram e se relacionaram, às vezes bem e às vezes mal, podem ser vividas em paz e harmonia. Nosso objetivo é entender como o transcendente e o terreno são vistos no romance e depois tentar trazer das páginas amadianas um caminho para a vivência dessa união na nossa realidade.

Comunicar erros