Projetos Bem Sucedidos de Educação Moral: Em Busca de Experiências Brasileiras
A pesquisa tem como objetivo investigar e descrever experiências brasileiras bem sucedidas de Educação Moral ou Educação em Valores Morais, em escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio, na cidade de São Bernardo do Campo, onde serão coletados dados a partir de questionários aplicados junto a professores e coordenadores pedagógicos destas instituições.
O levantamento de experiências brasileiras de educação moral tem a pretensão de fornecer, em longo prazo, um mapeamento de projetos e/ou experiências nessa área que mostrem como Educação Moral ou Valores Éticos é construído e é adequada, ou não, aos problemas sociais que podem marcar mais particularmente certas regiões de nosso país.
Além disso, ambiciona-se compreender como as regras são colocadas aos alunos e suas diversas formas de aceitação, bem como a valorização de sua identidade e de seus colegas.
Já que a Moral e a ética entram como um tema transversal nos Parâmetros Curriculares Nacionais, acreditamos que, a escola não deve se ausentar de suas responsabilidades de trazer esse tema para o cotidiano escolar, pois é debatendo e explorando o assunto que conseguimos nos apropriar da teoria e fazer com que seja parte integrante de nossas atitudes.