O Twitter como ferramenta jornalística
Este projeto objetiva investigar os usos da ferramenta Twitter para a produção de textos jornalísticos. O Twitter é um dispositivo de microblog lançado em agosto de 2006, cuja proposta inicial era fazer seus usuários responderem à pergunta “O que você está fazendo?” utilizando 140 caracteres. Ao final de 2008, já contava com mais de 6 milhões de usuários, os quais utilizam o serviço para diversos fins, inclusive jornalísticos. Pretendemos verificar o perfil de quem noticia pelo Twitter e quais as estratégias do jornalista, do cidadão comum e da emissora jornalística para a atração de leitores de suas postagens na ferramenta. O dispositivo permite rapidez na publicação e coberturas “ao vivo”, misturando recursos, tais como RSS, SMS, envio de fotos e indicação de links, além de funcionar como rede social. Pretendemos, também, traçar o panorama do uso do Twitter na Comunicação, evidenciando as inovações e as mudanças na estrutura da notícia. Utilizando a pesquisa bibliográfica, documental, as enquetes e os questionários aplicados a jornalistas, blogueiros e usuários comuns do serviço, pretendemos descobrir de que forma o Twitter pode ser considerado uma ferramenta para o cyberjornalismo.
Palavras-Chave: Twitter, Jornalismo, Tecnologias da Comunicação, Iniciação Científica, Cyberjornalismo