Sobre a Pedagogia: um projeto iluminista de educação, conhecimento, moral de liberdade em Kant
O objetivo desta pesquisa é aprofundar a compreensão dos escritos pedagógicos de Kant a partir do ideal de construção de um projeto iluminista de educação, conhecimento moral e liberdade. Para Kant, o homem se torna moral por meio da educação e aprende a exercer a liberdade com prudência. Assim, é estabelecida a relação da pedagogia com o conhecimento, a moral, e o melhor exercício da liberdade advindo da razão. Pretendemos abordar a consonância do projeto pedagógico kantiano com o projeto iluminista, observando o que ambos têm como postulado fundamental: a liberdade. Para compreender melhor essas concepções, teremos de fazer um percurso por suas influências iluministas. Nesse sentido, devemos mencionar Rousseau como inspirador de Kant nas concepções de cuidados com a infância e nos conselhos práticos para a primeira educação. Pretendemos, durante a pesquisa, refletir também sobre as conclusões kantianas que dizem que o homem é a única criatura que precisa ser educada. Discutir a concepção de que por meio da educação será desenvolvido no ser humano o conjunto de habilidades que o permite efetivar a passagem do plano da sensibilidade ao entendimento, da submissão às leis da natureza para o plano do exercício da liberdade, entendida como exercício da autonomia moral. Esta pesquisa se realizará por meio de leitura crítica e sistemática tendo os textos pedagógicos kantianos como eixo principal para a discussão dos temas.