Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Pós Graduação e Pesquisa / PIBIC / Projetos aprovados / 2008/2009 / Quantificação da atividade proliferativa pelo método de AgNor como parâmetro de avaliação do comportamento biológico de tumores mamários de cadelas submetidas à mastectomia unilateral gradual (2 etapas)

Quantificação da atividade proliferativa pelo método de AgNor como parâmetro de avaliação do comportamento biológico de tumores mamários de cadelas submetidas à mastectomia unilateral gradual (2 etapas)

As neoplasias mamárias são os processos oncológicos de maior incidência em cães. Embora os dados de literatura sejam controversos, o percentual de neoplasias mamárias malignas é elevado, predominando os carcinomas, sendo freqüente a metastatização para linfonodos e pulmões. A abordagem cirúrgica dessas formações ainda tem sido o método terapêutico de eleição, porém existem controversias sobre qual a técnica mais apropriada, que forneça melhores resultados e menor risco ao animal. Neste estudo propõe-se a pesquisa da atividade proliferativa em amostras citológicas de formações mamárias de cadelas submetidas à mastectomia unilateral gradual em duas etapas. Através do método citoquímico, AgNOR, serão quantificadas as regiões organizadoras nucleolares argirofílicas nas células neoplásicas previamente aos procedimentos cirúrgicos, averiguando-se a possível influëncia da mastectomia unilateral sobre o comportamento biológico da neoplasia contralateral. Tal informação é potencialmente relevante para o planejamento da estratégia terapëutica a ser implementada.

Comunicar erros