Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Pós Graduação e Pesquisa / PIBIC / Projetos aprovados / 2008/2009 / Preconceito racial entre estudantes universitários

Preconceito racial entre estudantes universitários

O preconceito racial e o racismo são temas freqüentemente debatidos na sociedade brasileira. Destaca-se a importância de se discutir a questão racial para compreensão da qualidade dos relacionamentos e dos possíveis sofrimentos psíquicos desencadeados por essa situação. Além disso, estudos recentes têm demonstrado que o fenômeno do preconceito está inerentemente ligado à violência. Neste sentido, o presente estudo tem como objetivos: a) identificar a existência de preconceito racial no discurso de estudantes universitários da área de ciências Biológicas e da área de Humanas e, b) verificar se há diferenças no discurso desses estudantes, quando o assunto é o preconceito racial. A amostra será constituída por 40 estudantes universitários, subdivididos em quatro grupos de dez integrantes cada um, sendo dois do terceiro período da área de ciências Biológicas e dois grupos do terceiro período da área de Humanas. Para a coleta dos dados, utilizaremos a técnica de Grupo Focal, que ocorre a partir de uma entrevista fundamentada na interação desenvolvida pelo próprio grupo. Será realizado um único encontro com cada grupo, com a duração de uma hora, coordenado pelo pesquisador, cuja proposição inicial será a questão do preconceito racial. Para a análise do material obtido, contaremos com a transcrição das entrevistas grupais, bem como a interpretação do discurso por meio de estratégias discursivas. A análise dos dados será elaborada pelo pesquisador e será submetida a outro parecerista, visando maior confiabilidade e precisão na análise das informações coletadas. Levanta-se a hipótese que os estudantes da área de ciências Biológicas possuam maior probabilidade de apresentar um discurso preconceituoso, pois, dada a natureza da formação, a ênfase recai sobre o aprimoramento técnico-científico e instrumental, contanto com um espaço menos significativo para a formação de atitudes cidadãs.

Comunicar erros