Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Pós Graduação e Pesquisa / PIBIC / Projetos aprovados / 2008/2009 / Língua: sinônimo de liberdade

Língua: sinônimo de liberdade

Diante do modelo de alfabetização que permeia as séries iniciais, é possível a visão de que este ciclo por algum motivo é concluído de maneira insatisfatória. Podemos partir desta premissa ao presenciarmos alunos nas séries avançadas com deficiências de se comunicar em sua própria língua. Um simples enunciado pode se apresentar como um problema insolúvel, justamente pela dificuldade que tal deficiência pode proporcionar.

A priori a causa devastadora desta alfabetização está na limitação proposta ao aluno num momento primordial do seu desenvolvimento. Tal limitação consiste primeiramente na imposição da gramática normativa, imperadora em correções inconseqüentes num momento crucial do seu crescimento lingüístico. A partir desse momento, tanto se poda sua criação e reflexão em prol das nomenclaturas gramaticais que é possível se questionar as reais finalidades da alfabetização atualmente.

Comunicar erros

AGENDA
AGENDA -
X