Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Pós Graduação e Pesquisa / PIBIC / Projetos aprovados / 2008/2009 / "Deixai vir a mim os pequeninos..." A situação atual da criança brasileira frente à violência intrafamiliar refletida à luz do pensamento de René Girard

"Deixai vir a mim os pequeninos..." A situação atual da criança brasileira frente à violência intrafamiliar refletida à luz do pensamento de René Girard

A motivação inicial desta pesquisa é apresentar uma análise da realidade atual da criança brasileira vítima da violência intra-familiar. Esse fenômeno tem desafiado diversas esferas da sociedade, não apenas pela sua repugnância, mas também pela crescente incidência.

O destacado filósofo, historiador e filólogo francês René Girard, autor das obras A Violência e o Sagrado (1972) e O Bode Expiatório (1982), entre outras, se apresenta como uma rica fonte de pesquisa para o tema “violência”. Sua teoria é ampla e complexa, e está alicerçada na compreensão de que o ser humano está marcado por um desejo mimético, desde as sociedades primitivas até os dias de hoje, que resulta sempre em soluções sacrificiais desencadeando os efeitos da vítima propiciatória.

Após traçar um paralelo entre a vítima propiciatória, compreendida por René Girard, e a vítima infantil da violência intra-familiar, a pesquisa buscará responder as seguintes perguntas: Existe uma relação entre essas duas vítimas? Em caso afirmativo: Qual a dinâmica dessa relação? Quais as possibilidades da criança de enfrentamento da violência? Há alternativas para se romper o ciclo da violência doméstica? Qual a contribuição que o discurso filosófico e teológico pode oferecer?





Comunicar erros

AGENDA
AGENDA -
X